Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sábado, 29 de junho de 2013

Us3: a ótima fusão do Jazz com Hip Hop



A US3 nasceu em Londres na década de 1990




  O grupo Us3 surgiu em Londres, em 1991, quando o promotor de concertos de Jazz e  escritor Geoff Wilkinson conheceu Mel Simpson, que estava escrevendo canções para  programas de televisão e gingles. Ele tinha gravado teclados com John Mayall.  Ambos produziram um single independente: “Where Will We Be In The 21st Century?”, que vendeu 250 cópias.

  Mas como o destino prega boas surpresas para quem trabalha seriamente. Em 1992, a música da dupla, “The Band That Played The Boggie” chamou atenção do proprietário da Capitol Records. Ele proporcionou liberdade para Simpson e Wilkinson  escreverem qualquer tipo de canção na gravadora. 

  Os dois passaram a produzir. Contrataram músicos, entre eles os rappers Kobie Powell, Rahsaan Kelly e Tukka Yoot. A mistura resultou no hit “Cantaloop” e no álbum Hand on The Torch. Saíram em turnê ao Japão, além de tocar em vários países europeus. Inclusive fizeram ótima apresentação no badalado festival de Montreux em 1993.  Curioso que o disco acabou ignorado por diversas publicações de Jazz, mas acabou escolhido como disco do ano pela revista Japan´s Swing Journal, além de nomeados Músicos de Jazz do Ano pelo britânico The Independent.

 Três anos depois o Jazz/Hip Hop Fusion do Us3 emplacou o grande sucesso, “Cantaloop”, canção que exibia o carinho da banda sobre os clássicos da célebre gravadora Blue Note, neste caso pelo hit de Herbie Hancock, “Cantaloupe Island”. Depois lançaram Broadway & 52nd, álbum que recebeu críticas positivas, mas sem provocar grande sucesso. Embora a banda fosse Wilkinson e convidados, continuou a lançar novos CDs, principalmente em 2005 e 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário