Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Brenda Holloway: talento destruído pela guerra de vaidades na Motown Records

Com menos de 18 anos, Brenda abalou as estruturas da Motown Records


   Brenda Holloway, cantora e compositora, durante a década de 1960 gravou diversos hits para a Motown Records. Suas canções mais conhecidas são “Every Little Bit Hurts”, “When I´m Gone” e “You´ve Made Me So Very Happy”.  

Essa última composição tornou se grande sucesso na voz da banda Blood, Sweat & Tears. 

Aos 22 anos ela saiu da Motown, após quatro na casa, ficando fora do mundo do Show Biz até a década de 1990, após suas músicas voltar a estourar na Grã Bretanha.

 Nascida na Califórnia, com cinco anos de idade começou aprender a tocar violino, flauta e piano, além de cantar no grupo de louvor da igreja onde a família congregava. Aos 14 anos já trabalhava fazendo pequenas apresentações em Los Angeles. Em 1962 gravou o single “Hey Tolo”, lançado pela Donna Records Label. 

Dois anos depois lançou a primeira versão da balada "Every Little Bit Hurts”, lançada pela Del Fi Records. Gravou alguns duetos com Hal Davis (mais tarde produtor de vários sucessos dos Jackson Five e Michael Jackson). 

  Após concluir o Ensino Médio, no final de 1963, Davis a convidou para uma festa, onde o big boss da Motown, Berry Gordy estava presente. De cara, ele gostou de Brenda, principalmente do seu poder vocal. A chamou para assinar contrato com sua gravadora, na época grande fábrica de sucessos e estrelas. 

Foi a primeira cantora da costa Oeste dos Estados Unidos a entrar na Motown. Brenda teve a opção de mudar para Detroit para gravar nos estúdios, na época, a meca da Black Music norte americana, ou ficar em Los Angeles onde a Motown iria montar uma filial. 

   Preferiu não sair da cidade. Ali, Hal Davis e Marc Gordon produziram seus primeiros hits. Ela regravou o hit “Every Little Bit Hurts”, após uma maratona de tomadas de voz. Em abril de 1964, três meses antes de Brenda fazer 18 anos, a canção chegou à posição nº 13 da Billboard Hot 100. Apesar de ter um estilo vocal relaxado, era magistral na arte de dominar sua voz, além de  dramatizar a canção de acordo com a letra. Descontadas as proporções, como fazia Elis Regina no auge da carreira.

  Pouco tempo depois ganhou lugar no Dick Clark “Caravan of Stars” tour onde várias estrelas da Motown eram incluídas, entre elas o grupo vocal The Supremes, de onde sairia Diana Ross. Nesse período lançou o hit “ Where Did Our Love Go”. Após a saída de Mary Wells, Brenda passou a responder pelo faturamento da gravadora com as altas vendagens de seus discos. As canções que seriam encaixadas na voz de Mary, passaram para Brenda.

  Mas  começou a enfrentar problemas na Motown ao se recusar entrar nas aulas de etiqueta impostas por Gordy e Smokey Robinson. Ela recebia ordens para se vestir igual Tina Turner. Não demorou para  ser classificada de temperamental. Passaram a dar mais atenção as Supremes. Porém na abertura da turnê dos Beatles nos Estados Unidos, em 1965, ela foi convidada para cantar. Sucesso de Brenda a tornou celebridade nas emissoras de televisão norte americana. 

  No começo de 1967 ela lançou o hit “Just Look What You´ve Done”. Depois veio “ “You´ve Made Me So Very Happy”, composta com sua irmã Patrice. As alterações feitas por Berry Gordy colocou Frank Wilson na parceria. Ela estourou nas paradas. O segundo álbum veio em 1968. Mas numa sessão de gravação em Detroit com Smokey Robinson, saiu do estúdio e voltou para Los Angeles.

  A Motown publicou nota informando que Brenda tinha virado cantora gospel, mas na verdade ela ficou desgostosa com o tratamento recebido. O estilo de vida das estrelas daquela gravadora não batia com o dela. Em 1969 processou Berry Gordy por causa de duas canções gravadas pela banda Blood, Sweat & Tears. Acabou vitoriosa.

  No final da década de 1960 ela gravou para o selo Invictus dos compositores Holand, Dozier, Holand. Junto com a irmã Patrice continuou trabalhando  em gravações com Joe Cocker. Depois se casou com o pastor Albert Davis, em 1969. Teve quatro filhos e lançou álbum gospel Brand New! Em 1980 selaram o divórcio. Porém suas músicas continuaram fazendo sucesso nos clubes de Soul Music da Grã Bretanha.

 No ano de 1987 deixou o gospel e voltou a cantar músicas seculares pela Motorcity Records. A canção “ On The Rebound” teve dueto com Jimmy Ruffin, no disco All It Takes, lançado em 1991.
  Após a morte da amiga Mary Welles, em 1992, que trabalhou com ela na Motown. Brenda voltou a pegar firme no microfone. Fez turnê com Brenton Wood e com a banda Blood, Sweat & Tears. 

Também se apresentou em diversas escolas e universidades em 1993. Seis anos depois lançou outro álbum. Em 2003 gravou o CD My Love is Your Love. Nele estão diversos clássicos, como “Every Little Bit Hurts”,  “Just Look What You´ve Done” e “You´ve Made Me So Very Happy” entre outros. Em 2011 gravou um dueto com Cliff Richard em seu album Soulicious.

Nenhum comentário:

Postar um comentário