Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Stanley Clarke, um dos grandes talentos do contrabaixo

Stanley  Clarke é outro grande nome do Jazz, Funk, Rock, Pop e R&B. Compositor, cujo talento é reconhecido no contrabaixo,  baixo elétrico, guitarra, além de suas ótimas apresentações, seja ao vivo ou na televisão.
Clarke nasceu na Filadélfia, costa Leste dos Estados Unidos, em 1951, e aprendeu tocar baixo na escola por causa de um atraso. Naquele dia seriam distribuídos instrumentos musicais aos alunos, mas como perdeu o horário, Clarke precisou se contentar com o baixo acústico. Tempos depois formou-se em Música pela Academia Musical da Filadélfia.
Em 1971 mudou-se para Nova York e começou a trabalhar com grandes artistas norte-americanos. Essa nata incluía gente como Stan Getz, Horace Silver, Art Blakey, Dexter Gordon, Gato Barbieri, Joe Henderson, Chick Corea, Pharoah Sanders eGil Evans. Nos seus primeiros trabalhos, ele deixou explícito seu amor pela Cientologia, em diversas faixas de seus primeiros discos.
Durante a década de 1970, Clarke tocou na banda Return to Forever, liderada pelo pianista Chick Corea. O conjunto tornou-se uma dos mais importantes grupos de Fusion Jazz. Os diversos álbuns lançados tiveram grande acolhida da crítica. Nesta época, ele dá seus primeiros passos na carreira-solo ao lado do colega Jaco Pastorius. É quando grava os discos Journey to Love (1975) e School Days (1976).
Depois começou a compor trilhas sonoras para produções de Hollywood e emissoras de televisão. Porém nunca deixou em segundo plano a participação musical em bandas. Na década de 1980 fundou o grupo Animal Logic com o baterista Stewart Copeland e a compositora/vocalista Deborah Holland. Teve outros projetos ao lado do guitarrista Jeff Beck (1979), e em 1981, 1983 e 1990 trabalhou junto com  o pianista George Duke e Miroslav Vitous (1984). Depois juntou-se a Jean-Luc Ponty (1995) e Al Di Meola (1999).
Igual fôlego de gato, mesmo em turnê com sua banda de apoio, Stanley Clarke encontra tempo para dar uma força aos seus colegas. Fez isso com Bela Fleck e Jean-Luc Ponty (2005) e ganharam um prêmio como turnê do ano. Em 2006, pela primeira vez em 15 anos, Clarke e George Duke  excursionaram juntos por diversas cidades norte-americanas, alcançando o Top 20 com o hit "Sweet Baby". No ano seguinte repetiu o gesto ao lado de Al Di Meola e Jean-Luc Ponty em shows nos Estados Unidos, Europa e América do Sul.
No ano de 2007 lançou DVD musical em parceria com Stevie Wonder, Wallace Roney, Bela Fleck, Sheila E, Stewart Copeland, Flea, Wayman Tisdale, Marcus Miller e diversos artistas visando levantar fundos para entidade beneficente de Hollywood, fornecedora de bolsas de estudo aos jovens que desejam aprender Música.
 Nessa mesma época lançou o álbum Toys of Men, que alcançou o 2º lugar nas paradas de Jazz da Billboard. As 13 canções do CD questionam os problemas causados pelas guerras.  O trabalho conta com excelentes atuações da cantora Esperanza Spalding, do tecladista Ruslan Sirota, do percussionista brasileiro Paulinho da Costa e do violinista Mads Tolling.
Em 2009 uniu-se a alguns colegas e formou o Stanley Clarke Trio, gravando o álbum Jazz in The Garden. Ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário