Quem já teve o prazer de assistir ao show da banda Earth, Wind & Fire, como este que vos escreve, fica maravilhado com a potência dos agudos de Philip Bailey, além, claro, de interpretar a canção. Transmite ao público o sentimento daquela música. Ao lado de Maurice White (afastado por doença) marcou o vocal deste grupo, na ativa desde 1968.
Além de excelente cantor, ele é baterista, pianista, percussionista e toca trompete. Transita facilmente pelo Rock, Blues, Gospel, Funk, Soul, Jazz e Disco Music.
O falsete de Philip torna as composições mais bonitas. Exemplo disse é o hit "Reasons", sucesso da Earth, Wind & Fire há 36 anos. Sua qualidade é fazer sua voz subir quatro oitavas, sem que pareça grito. Este detalhe contribuiu para a banda ganhar seis vezes o Grammy, colocar 33 singles nas paradas pop e abocanhar 50 Discos de Ouro e de Platina.
Na década de 1960, Philip já cantava em outros grupos vocais, até surgir a oportunidade de entrar na Earth, Wind & Fire, aos 19 anos. Alguns imaginam que a carreira-solo, iniciada em 1982, seja sinal de sua saída do conjunto onde está desde 1968. Pelo contrário. Continua firme no posto. Apenas resolveu premiar as pessoas de bom gosto com um álbum solo. Ao assinar contrato com a Columbia Records, a caminhada teve início. Dois anos depois, numa co-produção dele e Phil Collins, lançou o single "Easy Lover". O trabalho rendeu seu primeiro Disco de Ouro solo.
Voltou à carga em 1986 com o álbum Bailey"S, depois gravou Inside Out direcionado ao público cristão, visto que ele é evangélico. Um dos destaques do disco é canção "long Distance Love" Após lançar outro
disco com a Earth, Wind & Fire, indicada ao Grammy em 1994, produziu o CD Here With Me,Pop e R&B. Quatro anos depois lançou o álbum Life and Love. Estouro total nas paradas da Europa, já em 1999
mudou o rumo, gravando o Disco Dreams, repleto de canções jazzísticas de autores consagrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário