Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bob James é uma das joias do Jazz

A carreira de Bob James começa em 1963, aos 24 anos, ao ser descoberto pelo maestro e jazzista Quincy  Jones durante o Festival de Jazz de Notre Dame. Após gravar seu primeiro álbum na Mercury Records , de uma série de 36 até hoje,  em 48 anos de estrada ele deixou seu nome escrito na galeria dos grandes músicos dos Estados Unidos.
Ao mudar-se para Nova York, logo foi reconhecido o talento de compositor e arranjador ao trabalhar em discos de Grover Washington Jr e Hank Crawford. Até 1970 já tinha gravado três álbuns pela CBS Records. Nessa época abriu seu selo, Tappan Zee Records. É desse período a gravação do hit "Angela", que entrou na trilha sonora da série Taxi. A canção "Love Lips", do álbum One on One, de 1980, ajudou vender mais de 1 milhão de cópias e rendeu o Grammy. No ano seguinte a composição "Sign of the Times" estourou nas paradas de todo o mundo. Nos bailes, a música ficou conhecida como a "Melô do Doido", mas o seu balanço era contagiante.
Em 1985, na Warner Bros Records vendeu outro milhão de cópias do disco Double Vision. A produção teve o dedo do competente Tommy LiPuma, responsável pelo sucesso da carreira de vários cantores norte-americanos, entre os quais George Benson e Whitney Houston.
Cinco anos depois se reuniu com seu amigo e baterista Harvey Mason Jr para fazer o disco Grand Piano Canyon. O time teve as presenças do guitarrista Lee Ritenour e do baixista Nathan East. Foi o embrião do grupo Fourplay. Até 1998, com Larry Carlton no lugar de Ritenour, gravaram quatro álbuns.
O destaque desse trabalho é a presença da filha de Bob James, Hilary; no disco Flesh & Blood. Escreveram juntos os projeto, resultando em turnês por 15 cidades norte-americanas. Estar ao lado de grandes profissionais, como Earl Klugh, Kirk Whalum, Paul Brown, Marcel/Nathan East e Machael Colina, resultou em arranjos sofisticados.
Em 2001, James lança o CD Dancing on The Water. Sonho acalentado durante anos, visto que reuniu duetos ao lado de Keiko Matsui, Joe Sample, Dave Holland e Chuck Loeb. Acabou numa excursão ao Japão e apresentações junto com Matsui, em show denominado Quatro mãos; um piano.
O ano 2002 marcou o lançamento do primeiro projeto Fourplay, pela BMG Records no CD Heartfelt. O grupo excursionou pelos Estados Unidos e países do Extremo Oriente. Já 2003 desponta com a gravação do CD Morning, pela Warner Bros Records. Paul Brown produziu diversas músicas.
Dai em diante, Bob James gravou vários CDs reproduzindo hits de lendas do Jazz, como Ahmad Jamal, Duke Ellington, Bill Evans, Oscar Peterson entre outros. Em 2005, a trupe apresentou-se na África do Sul, a concretização de outro sonho de Bob James. Depois viajou para a Tailândia, visando participar de um festival de jazz.
No Extremo Oriente, aproveitou para gravar o CD The Angels of Shanghai. A produção consumiu vários meses, pois Bob James reuniu estudantes do conservatório local para tocar antigos instrumentos chineses com Nathan no baixo, Harvey Mason na bateria e James nos teclados. O CD foi lançado no Japão e Coreia do Sul. Além de estreia ao vivo no Festival de Jazz de Bangokok no final de 2005. Bob James prossegue em turnês pelos Estados Unidos, nos últimos anos, e gravando verdadeiras pérolas musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário