Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Toni Braxton: a bela mulher de 40 milhões de CDs vendidos


Toni Braxton alia fome com  vontade de comer: é bonita, sexy e canta bem, além de ter lábios carnudos para enlouquecer seus fãs por todo o planeta. Como ocorre com a maioria dos cantores norte-americanos, suas habilidades musicais despertaram quando soltava seu vozeirão (lembra Nana Caymmi) junto com suas quatro irmãs na igreja da cidade de Seven, Maryland, inspirando-se em Stevie Wonder, Anita Baker, Chaka Khan e Whitney Houston. Seu gosto musical já revelavam suas qualidades. Mesmo assim entrou para a Universidade de Bowie e sonhava torna-se professora, provavelmente para deixar seus alunos malucos, pois ninguém conseguiria assistir suas aulas em paz por causa de sua beleza. 
Seus dotes vocais chamaram a atenção de profissionais do show biz. Não demorou para em 1991, ela gravar o hit "Love Shoulda Brougt You Home", da trilha sonora do filme Boomerang. A resposta positivou. Dois anos depois colocou nas paradas as canções "Another Sad Love Song", responsável pelo seu primeiro  Disco de Ouro por ficar em segundo lugar nas paradas de R&B. O mesmo ocorreu com "Breathe Again". A faixa "Seven Whole Days" chegou ao primeiro posto das paradas norte-americanas, enquanto a música "You Mean The World To Me" lhe rendeu outro Disco de Ouro e "I Belong To You" e "Lady The First of LaFace" ocuparam bons postos nas paradas dos Estados Unidos. 
Nesta empreitada vendeu 10 milhões de discos, conquistando seus primeiros dois Grammies para Melhor Artista Novo e Melhor Performance Vocal R&B Feminino para "Another Sad Love Song". Em 1994 pegou três American Music Awards e dois Soul Train Music Awards, e outro Grammy por "Breathe Again", novamente por Melhor Performance Vocal R&B Feminino. 
No ano de 1995, Toni Braxton começou a trabalhar no álbum Secrets, responsável por 7 milhões de cópias nos Estados Unidos e 6 milhões no Exterior. Repetiu a mesma qualidade e trouxe boas composições, como "You´re Makin´ Me High" (primeiro lugar nas paradas R&B) e vencedor de outro Grammy. Para colocar mais fogo, ela produziu um vídeo onde deixou fluir seu lado sexy, reforçado por uma provocante capa de revista. 
Em 1996, a balada soulful "Unbreak My Heart" rendeu outro Grammy de Melhor Perfomance Vocal Pop Feminino e Prêmios Billboard de Melhor Vocal Pop Desempenho Feminino e Single Adulto Contemporâneo do Ano. O terceiro single "I Don´t Want To" também obteve outro Disco de Ouro. Em 1997 participou de grande turnê internacional ao lado do saxofonista Kenny G.
Quase no final da vitoriosa década de 1990, Toni Braxton apareceu na Brodway na peça Beauty & The Beast. O hit "He Wasn´t Man Enoug" vendeu milhões de cópias.  Neste álbum, ela compôs, colaborou em oito das 12 faixas, também produziu cinco canções, incluindo "The Art of Love". O resultado foi um best-seller em nível mundial com mais de 2 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e outros 2 milhões no Exterior. A canção chegou aos primeiros lugares das paradas canadenses e coreanas, bem como ficou em ótima colocação em diversos países da Europa. A canção "He Wasn´t Man Enoug" rendeu outro Disco de Ouro e o Grammy, outra vez, de Melhor Performance R&B Vocal Feminino do ano 2000, enquanto o álbum ganhou dois American Music Awards.
Em 2001 lançou o CD Snowflakes, muito elogiado pela crítica, validando ainda mais sua popularidade de ótima cantora. O álbum teve um dueto com Shaggy e grande número de músicas de autoria de Toni Braxton. Igual máquina de produção em série, em 2002 começou a trabalhar no disco More Than a Woman, em que deixou bem definida sua marca feminina, e o grande amor pelo R&B e o Hip-Hop. Até 2010, reduziu as gravações, antes de retornar com outro CD excelente. 
Nos 20 anos de caminhada já poderia retirar o time de campo e viver dos direitos autorais de seus grandes sucessos, visto que já vendeu 40 milhões de discos, ganhou seis Grammies, sendo uma das mais bem sucedidas artistas femininas da atualidade. 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário