Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Curtis Mayfield: a voz crítica da Black Music da década de 1960

Imagine um cantor, compositor e produtor que teve grande influência sobre a carreira de três ícones da black music norte-americana (James Brown, Sam Cooke e Aretha Franklin). Este artista foi Curtis Mayfield. Em 40 anos de carreira artística, mostrou que além de divertir, a música nunca deve deixar as questões sociais em segundo plano. Ou seja, para Mayfield o artista não pode ser alienado. Precisa entender e lutar para melhorar a vida dos fãs e do local onde sobrevivem.
Começou a cantar aos sete anos, assim como aprendeu sozinho a tocar guitarra. Na adolescência já compunha suas próprias canções.
Sua caminhada no show biz começou aos 14 anos, em 1956, quando conheceu o cantor Jerry Butler durante apresentação de louvores na igreja onde congregava em Chicago. Uniu-se à banda The Impressions e a música negra dos Estados Unidos nunca mais foi a mesma, após o ingresso de Mayfield. Mesmo sofrendo as agruras provocadas pelo diabetes, continuou gravando até sua morte em 1999. Blues era seu ponto forte.
Ao lado do grupo The Impressions, em 1958, emplacou o hit "For Your Precious Love". Pouco tempo depois, Butler saiu e Mayfield tornou-se o líder da banda. Passou a escrever as canções, cantar  e produzir os discos. Durante a década de 1960, o conjunto misturou Gospel e Soul Music, colocando nas paradas diversos hits. Entre eles "Gypsy Woman" e "It´s All Right". Em 1964, a canção "Keep on Pushing", ao lado de "People Get  Ready" o colocou no posto de primeiro artista do R&B a escrever músicas despertando a consciência racial e política na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
O ano de 1970 marca o ingresso numa bem-sucedida carreira-solo, gravando diversos álbuns e produzindo discos para artistas como Aretha Franklin, Linda Clifford e Gladys Knight and The Pips. Em 1972 compôs a trilha sonora do filme Blaxploitation, cuja a canção "Superfly" ocupou os primeiros lugares das paradas durante um mês.
Porém até o final da década de 1970, a Disco Music ofuscou a carreira de Mayfield. Continuou a gravar e viajar pelos Estados Unidos, Japão e Europa.

Durante concerto ao ar livre, em 1990 em Nova York, a queda de um andaime de iluminação o deixou paralisado do pescoço para baixo. Mesmo deitado, durante o tratamento, prosseguiu cantando e compondo. Seis anos depois ganhou o Grammy pelo álbum New World Order. Antes, em 1994, inspirou dois álbuns de tributos, por causa de sua luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. O disco All Men are Brothers reuniu Whitney Houston, Elton John, Isley Brothers, Aretha Franklin, Herbie Hancock, Denicie Williams entre outros.

Nos bailes do Brasil, ele emplacou a canção "Give me Your Love", responsável pela festa dos bons dançarinos.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário