Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Johnny Mathis tornou inesquecíveis diversas canções



A voz de Johnny Mathis é inconfundível, principalmente interpretando baladas. Sem qualquer sombra de dúvida, é o Cauby Peixoto dos Estados Unidos. Nascido no Texas, em setembro de 1935, viveu parte da infância em San Francisco, Califórnia. Ali começou a cantar, primeiro em escolas e depois nos eventos da igreja. Seu pai logo percebeu o talento precoce, aos 13 anos, e o matriculou numa escola de canto. O estudo incluiu treinamento de Ópera, modalidade que exige prolongamento dos agudos.
 Mas Johnny Mathis era atleta que não fazia feio no campo esportivo. Chegou a ganhar bolsa de estudo para esportistas na Faculdade Estadual de San Francisco. Onde permaneceu boa parte de sua vida dedicada ao esporte, inclusive quebrando o recorde mundial de salto alto do basquetebol, cujo registro mais alto foi de Bill Russel, pulando 1,96 metro. Naquela época, apenas quatro atletas tinham conseguido alcançar esta altura. 
Mas o destino tem planos desconhecidos pelo homem. Enquanto treinava para se tornar professor de Educação Física, aproveitava para mostrar seu talento num concerto e assinou contrato com a Columbia Records. Logo entrou numa sinuca de bico: disputar as provas olímpicas, para as quais fora convidado, ou manter compromisso para iniciar suas primeiras gravações em 1956, quando contava com 21 anos? Continuou gostando do esporte, principalmente do golfe, mas para felicidades dos nossos ouvidos optou pela carreira artística. 
Embora seja lembrado como cantor romântico, seu portfólio inclui Jazz, MPB, Soul, R&B, Soft Rock, Música Flamenca e outros diversos estilos, que somente um grande intérprete é capaz de colocar sua voz. Os primeiros discos não venderam muito. Porém, o tempo tratou de desfazer esta imagem errônea. Já gravou mais de 130 álbuns e vendeu  350 milhões de discos. É o artista com o contrato mais longo numa única gravadora (Columbia), na primeira fase de 1956 a 1963 e de 1968 até hoje. É um dos únicos a manter carreira com mais de 60 anos sem nenhum intervalo. É o terceiro cantor que mais sucesso faz nos Estados Unidos. Já ganhou três Grammies. Os programas de televisão norte-americanos tiveram 300 vezes a presença de Johnny Mathis. 
Para não sobrecarregar sua voz,  limitou entre 50 e 60 apresentações durante o ano. 
O lançamento de seu álbum comemorativo aos 25 anos de trabalho, em 1981, ficou 9,5 anos no topo das paradas da Billboard, valendo-lhe um lugar no Guinness Book. Também teve cinco de seus discos na Billboard, simultaneamente. Só igualado por Frank Sinatra e Barry Manilow. Já lançou 200 singles e tem 71 músicas fazendo sucesso em todo o mundo. 
Suas canções de sucesso, entre muitas, incluem "Evie", My Love For You", "Mariah", "Chances Are", "It´s Not  For Me To Say", "Wonderful! Wonderful!", "The Twelfth of  Never", "Wild is The Wind", "Misty", "Little", "Gina", "The Shadow of  Smile", "Love is Blue" e "Love Story". 







Nenhum comentário:

Postar um comentário