Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

James Taylor e suas belas canções

As 20 anos, final da década de 1960, que James Taylor começou sua carreira no show biz. Por incrível que pareça, ele mudou-se para a Grã-Bretanha onde entrou na gravadora dos Beatles, a Apple. Porém, suas músicas não fizeram sucesso na Europa. Acabou retornando aos Estados Unidos.
Desde aquela época, o seu estilo  era da Folk-Music (música regional norte-americana, semelhante às composições de Sá e Guarabyra, Renato Teixeira, Diana Pequeno entre outros no Brasil).
Reuniu as composições que não deram certo na Europa para gravar na América o álbum Sweet Baby James, no final de 1969. Começou a colecionar sucessos, como "Caroline on My Mind", "Fire and Rain", "Mexico", "Her Town Too", "Shower The People" e "How Sweet It is".
Enquanto diversos cantores ainda estavam na praia do rock barulhento, ele preferiu baixar a poeira, fazendo um som mais cool, parecido com as baladas da década de 1950. Conquistou fãs de diversas gerações, passou a vender milhões de álbuns, ganhando Disco de Diamante por ultrapassar os 10 milhões de cópias adquiridas pelo mercado.
Uma de suas canções mais conhecidas é "You´ve Got a Friend", autoria de Carol King, lançada em 1971, responsável pelo Grammy de Melhor Cantor Pop. Sete anos depois ganhou outro Grammy, pela composição "Handy Man".
Como ocorreu com diversos artistas, James Taylor ficou escravo do vício da heroína um longo tempo, afetando sua veia artística de compor. De 1977 a 1985, todos os seus álbuns eram mal recebidos pela crítica.
Nessa época, em baixa por causa das drogas e recém-saído de um divórcio com a cantora Carly Simon, ele participa da primeira versão do Rock in Rio, em 1985. Pensava até em abandonar o show biz. Porém, o público de 250 mil pessoas que assistiram a sua apresentação no Rio de Janeiro o fizeram mudar de opinião.
Não esperava a bela recepção dos brasileiros, interessados apenas em ouvir suas canções, que fizeram parte da trilha sonora da vida de muitos casais. Após o show, resolveu continuar na estrada. De ânimo em alta, compôs o hit "Only a Dream in Rio" (Apenas um sonho no Rio). A canção entrou no álbum That´s Way I´m Here, lançado em 1985. Um dos versos da música diz: "Eu estava lá naquele dia/ e meu coração voltou à vida". Em 2001, quando participou outra vez do Rock in Rio, confessou ser questão de honra estar presente naquele festival que o devolveu à vida de novo. Seu trabalho mais recente saiu em 2007, One Man Band.

Nenhum comentário:

Postar um comentário