Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Gregory Isaacs, um dos papas do Reggae

Gregory Isaacs é outro grande nome do Reggae. Para chegar ao sucesso participou de diversas peneiras feitas pelos produtores musicais de gravadoras na Jamaica. Comeu muita poeira até gravar seu primeiro álbum em 1970, aos 20 anos, pela Rupie Edwards Records.
Para obter o controle artístico e financeiro sobre sua obra, abriu em 1973 a Africa Museum Records.
É quando estoura com o hit "My Only Lover". Daí para frente lança "All I Have is Love", "Lonely Soldier", "Black a Kill Black" e "Extra Classic".
Em 1974, ao lado produtor Alvin Ranglin, chega ao topo das paradas jamaicanas com "Love Is Overdue". Depois emplaca "My Time", "Slavemaster", "One One Cocoa Fill Basket" e "Mr.Cop".
Até sua morte em outubro de 2010, trabalhou com inúmeros produtores. Suas primeiras gravações eram de canções recheadas de estórias de amor, depois passou a compor hits de protesto, revelando as mazelas responsáveis pela miséria da maioria da população jamaicana, como fazia Bob Marley. Seus álbuns de maior destaque pela crítica especializada são Mr. Isaacs (1977), Slum in Dub (1978), Soon Forward (1979) e Night Nurse (1982).
Em 1980,  contratado pela Virgin Records, faz turnê pelos Estados Unidos e Europa e o público o recebe bem, impactado pelo seu estilo de cantar. A nova gravadora divulgou suas músicas para um número maior de pessoas, ajudando a entrar mais dinheiro em sua empresa, por causa dos direitos autorais. Depois caiu numa maré brava. É preso, fica sem dinheiro e para sobreviver passa a gravar com qualquer produtor de ponta de esquina.
Mesmo assim não deixa seu padrão de qualidade cair. É dessa época as presenças dos produtores Jammys Man, Red Man, Bobby Digital e Steely and Clevie. Passa a ser parâmetro aos novos talentos do Reggae na Jamaica. Ao lado de Bob Marley e Dennis Brown é considerado um dos maiores cantores de Reggae do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário