Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

The Ohio Players e seus 52 anos de Funk

Quem gosta de Funk de qualidade e verdadeiro nascido nos Estados Unidos, não pode deixar de ouvir as músicas da banda The Ohio Players, fundada em 1959, pelo guitarrista Robert Ward e somados ao baixista Marshall Jones, o saxofonista e flautista Clarence Satchell e o trompetista Ralph Middlebrook. Este grupo manteve-se junto durante décadas na dura estrada do sucesso. Sendo difícil atingi-lo e mais ainda mantê-lo. Até a década de 1990, vários componentes entraram e saíram do grupo, como o guitarrista e vocalista Leroy Bonner, tecladista e percussionista William Beck, o conguista Robert Jones, o trompetista Marvin Pierce, o percussionista James Williams e o guitarrista Clarence Willis. 
A banda surgiu batizada como The Ohio Untouchables e combinava Funk, Jazz, Country, Soul e Rock. Mais tarde incorporou Disco Music ao repertório. Nas décadas de 1970 e 1990, eles chegaram ao topo, principalmente por causa de várias canções em ritmo de Funk e Disco Music. Para colocar mais lenha na fogueira, introduziram RAP e Hip-Hop para continuar sucesso nas pistas de dança dos Estados Unidos. No Brasil, em 1979, explodiram nos bailes de black music com o hit "Say It" do famoso disco com a mulher na capa de camiseta branca transparente com megafone nas mãos. Para quem confunde o falso Funk surgido no Rio de Janeiro, recheado de palavrões e elogios aos criminosos, é ótima sugestão ouvir a música citada acima e conhecer o Funk original, nascido nas ruas dos Estados Unidos.
Sob o nome The Ohio Untouchables, o grupo trabalhou com a fera da Soul Music Wilson Pickett e participou da gravação do seu hit "I Found a Love. Cinco anos depois, em 1967, eles adotam o nome definitivo de The Ohio Players e retornam de Chicago para Dayton, no Estado de Ohio.  
Depois mudam-se para Los Angeles, no final da década de 1960 voltam para Ohio. Carregam as baterias misturado Funk e Rhythm & Blues, influenciados pela banda Sly & The Family Stone (os mesmos que fizeram a cabeça da Earth, Wind & Fire). 
O guitarrista Leroy Bonner acrescentou mais qualidade, deixando o som da Ohio Players bem dançante e cativante. Doze anos depois de comer bastante poeira, gravam, em 1971, o primeiro álbum pelo selo Westbound Records, de Detroit, compartilhado, também pela banda Funkadelic e George Clinton. Em 1973 gravam o disco Ecstasy. Venderam poucas cópias, mas a experiência obtida nos estúdios serviu para aprimorar as qualidades dos seus integrantes. 
A marca registrada da Ohio Players é apresentar capas de discos com fortes apelos sensuais, nas fotos com mulheres bonitas. O conteúdo das canções é recheado com apitos, alarmes e letras lascivas, como o cantor Wando pratica no Brasil. Num de seus álbuns, uma mulher foi retratada nua e coberta de mel. Criou-se a tradição de adquirir os discos do grupo por causa de suas capas extremamente sensuais. 
Em 1973 assinam com a Mercury Records. Apesar da tradição de black music da cidade de Cincinnati, no Estado de Ohio, onde James Brown gravou muitos de seus maiores sucessos, entre 1950 e 1960, e ser o berço dos Isley Brothers e Bootsy Collins, ali não havia rádios que tocavam música negra no começo da década de 1970. Tinham de dividir com outros gêneros.
Na Mercury gravam o álbum Skin Tight, e o hit que batizou o disco estourou nas paradas. O mesmo ocorreu com "Jive Turkey".Outra bomba é o hit "Funk on Fire, do álbum Fire. A faixa-título foi composta a partir de uma jam session instrumental, misturando Funk e Rock. Chegou aos primeiros lugares das paradas dos Estados Unidos. Outro destaque é a balada "I Wanna To Be Free". Nesse lançamento evitaram letras pesadas, optando por composições mais lights.
O ano de 1975 marcou a gravação do hit "Love Rollercoaster", seguido de "Who´d She Coo", em 1976, mas lançado no ano seguinte foi o último single da banda a ocupar os primeiros lugares nas paradas. Da década de 1990 em diante, a Ohio Players passa a viver de flash backs de suas inúmeras canções de sucesso. Não precisavam provar mais nada, quanto ao talento. A pegada do grupo influenciou novos artistas como Red Hot Chili Peppers e Dr.Dre and His Funk entre outros. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário