Postagem em destaque

Morre Jimmy Cliff, grande talento do Reggae

  Radiografia da Notícia *  O carisma de Cliff no filme pode ter sido sua contribuição mais visível para tornar o Reggae conhecido no mundo ...

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Duane Eddy, a guitarra instrumental do Rock na década de 1950

 

Radiografia da Notícia

* Esse som vibrante foi criado em colaboração com o produtor Lee Hazlewood

Luís Alberto Alves/Hourpress

Os sucessos instrumentais de rock & roll de Duane Eddy no final dos anos 50 foram imensamente influentes, e seu som vibrante e ecoante era instantaneamente reconhecível em canções como "Rebel Rouser" e "Peter Gunn". Junto com Chuck Berry , Eddy foi responsável pela popularização da guitarra elétrica. Seus riffs graves e vigorosos puderam ser ouvidos em nada menos que 15 sucessos do Top 40 entre 1958 e 1963. Ele também foi um dos primeiros astros do Rock a entrar com sucesso no mercado de LPs, e seu legado pode ser encontrado em gêneros que vão da Surf Music ao Punk.

Esse som vibrante foi criado em colaboração com o produtor Lee Hazlewood , um disc jockey do Arizona que Eddy conheceu enquanto frequentava uma estação de rádio na adolescência. No final dos anos 50, Hazlewood se ramificou na produção. Antes de Eddy começar a gravar, sua principal influência foi Chet Atkins , mas, por sugestão de Hazlewood , ele começou a se concentrar em linhas de guitarra na extremidade inferior das cordas. 

O riff de abertura de seu single de estreia, "Movin' and Groovin'", seria usado pelos Beach Boys cinco anos depois para abrir "Surfin' USA". Foi o próximo 45, "Rebel Rouser", que realmente o consolidaria como uma estrela nacional, alcançando o Top Ten em 1958. Abrindo com um riff de guitarra pesado e sujo, continua sendo a música com a qual ele é mais frequentemente identificado.

Filme

A série de sucessos fenomenal de Eddy nos anos seguintes — "Peter Gunn", "Cannonball", "Shazam" e "Forty Miles of Bad Road" foram provavelmente os melhores — contribuiu para manter vivo o espírito atrevido do rock & roll numa época em que corria o risco de ser diluído. Grande parte dessa atrevimento não se devia apenas ao próprio Eddy, mas aos solos de saxofone estridente de Steve Douglas , que se tornaria um dos melhores músicos de estúdio da indústria. Eddy, no entanto, teria seu maior sucesso em 1960, quando adoçou o som com cordas para o tema do filme "Because They're Young". Veja a beleza dessa canção no link https://www.youtube.com/watch?v=bKm2_67xtVs&list=RDbKm2_67xtVs&start_radio=1

Ele continuou a fazer shows ao vivo e em 2018 fez uma série de concertos no Reino Unido para comemorar seu 80º aniversário. Dois anos depois, seu trabalho distinto de guitarra foi destaque no álbum Uncivil War de Shemekia Copeland , bem como no álbum Johnny Cash and the Royal Philharmonic . Sua última aparição em uma música durante sua vida foi em "Going Home", uma faixa beneficente de estrelas organizada por Mark Knopfler . Eddy faleceu em 30 de abril de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário