Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ronaldo e os Barcellos eram o som família do pagode

No final da década de 1990, o hit"Feliz Aniversário" fez sucesso nas rádios, bailes e rodas de samba. Teve também as canções "Entrego a Deus" e "Pingos de Amor", de Paulo Diniz. O nome do grupo de pagode era estranho: Ronaldo e os Barcellos. Alguns imaginavam que fosse resultado de uma reunião de amigos. Era família. Ronaldo Barcellos e seus quatro filhos e não três como aparece na capa do CD. Antes, formou parceria com Délcio Luiz e Lourenço, compondo diversos hits para o Exalta Samba ("Desliga e Vem"), Os Morenos ("Marron Bombom"), Karametade ("Se Melhorar Estraga"), Grupo Raça ("Eu e Ela") e Alcione ("Canoeiro").
Ao contrário de diversos paraquedistas no mundo do samba, que desconhecem completamente as estruturas teóricas da música; Ronaldo já tinha bastante bagagem antes de apostar na formação de um conjunto de pagode.
Na adolescência era membro da igreja Assembléia de Deus no Rio de Janeiro. Ali aprendeu a tocar trompete, sax-tenor, sax-shorn, além de cantar no coral de jovens. Pouco tempo depois estudou música na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A partir dai começou a trabalhar em orquestras. Participou da banda do maestro Lafayette e do mago dos estúdios Lincoln Olivetti. Em 1975 gravou um disco pela gravadora CBS com músicas de Carlos Dafé e Lincoln Olivetti. É quando engrena parceria com Robson Jorge, amigo de Olivetti, fazendo trilhas sonoras para as novelas Pulo do Gato, Ossos do Barão, Te Contei, Dancin´ Days, todas da Rede Globo. As canções "Black Coco", "Kitch Zona Sul", "Desencontro" e "Tambourine" são dessa época.
Depois no final da década de 1970 e início da de 1980, trabalhou como backing vocal de Gilberto Gil, Gal Costa, Tim Maia, Simone, Alcione, Sandra de Sá. Também participou de gravações de discos com Roberto Carlos, Sérgio Mendes, Fagner, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Sandy e Júnior, Raul Seixas, Marina Lima, Barão Vermelho e Luiz Melodia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário