Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A 5ª Dimensão da música

O conjunto 5ª Dimensão nasceu em 1967, numa época em que os Estados Unidos enfrentavam grande tensão racial e era feroz a luta nas ruas pela preservação dos Direitos Civis conquistados pelos negros durante o governo do presidente Kennedy, assassinado em 1963.
Para reduzir a temperatura, um grupo de cantores africanos introduziram novo estilo de Soul Music, de harmonia leve, deixando as questões raciais em segundo plano. Era o início da carreira brilhante do grupo 5ª Dimensão, repleta de sucessos.
Os pais dessa criança, em 1965, foram os cantores Ron Townsend, Billy Davis Jr., e McLemore LaMonte. O trio era expert em ópera, Gospel e Jazz. Para deixar o conjunto mais bonito, tinham as meninas Florence LaRue e Marilyn McCoo (anos depois esposa de Davis Jr., com quem formaria dupla na década de 1970). O primeiro nome Versatiles acabou trocado pelo fundador da Motown Records, Berry Gordy. Ele escolheu o espacial 5ª Dimensão. O primeiro disco saiu pelo selo Soul City, de Johnny Rivers.
Após alguns tropeços, o quinteto colocou nas paradas de sucesso, o hit "Up Up and Away". Ganharam diversos Grammies. Para deixar o bolo mais gostoso, juntou-se a eles o produtor Bones Howe e os compositores Webb, Laura Nero, Burt Bacharach e o competente maestro Hal David (mais tarde arranjador da maioria das famosas canções gravadas pelos Jackson Five e Michael Jackson).
Os próximos álbuns seriam marcados por requintadas harmonias, justificando o nome de 5ª Dimensão. Logo o conjunto passou a frequentar os programas de televisão dos Estados Unidos e o estilo de vida e otimismo dos seus integrantes passaram a influenciar parte da população.
Em 1968, a música "Bell Blues Wedding", em que McCoo parecia cantar para o antigo namorado Davis Jr, explodiu nas paradas de sucesso norte-americanas. Depois, o grupo criou um medley de duas canções do musical Hair: "Aquarius/Let The Sunshine In". Tornou-se o hit mais vendido de 1969 e colocou o 5ª Dimensão no topo do show biz.
A década de 1970 provocou mudanças no estilo das canções do conjunto, concentrando-se menos em harmonias, com as composições ganhando um som mais pop. A pegada Soul Music caiu um pouco, mesmo sustentando boas colocações nas paradas. Os próximos anos contribuíram para tornar cada vez melhor a performance da vocalista Marilyn McCoo, como é visível nos hits "One Less Bell To Aswer", "Save The Country", "Last Night (I Didn´t Get To Sleep at All)" e o cover de "Never My Love".
Em 1975 o casal Davis Jr., e McCoo saiu da banda para carreira-solo e um bem-sucedido empreendimento musical numa emissora de televisão, garantindo o bom padrão de vida de ambos por mais de 30 anos. Essa experiência resultou no álbum The Many Faces of Love, gravado em 2008. O restante do 5ª Dimensão; LaRue, McLemore e Townson continuaram na estrada. Tiveram fracassos com a entrada de Marjorie Barnes e Beard Danny, mas depois deram a volta por cima.
A primeira versão do conjunto se reuniu em 1990 para apresentação em Atlantic City, emendando turnê com sucesso. Cinco anos depois, numa outra configuração incluindo LaRue, McLemore, Townson, o ex-Santana vocalista Greg Walker (vocalista solo do hit "Stormy") e Phyllis Battle, lançaram o álbum In The House pela Dick Clark Click Records.
Há dez anos morreu Townson e a aposentadoria tirou McLemore dos palcos. Atualmente, Florence LaRue continua como embaixatriz do 5ª Dimensão, apresentando nova versão do conjunto, composto por Willie Williams, Leonard Tucker, Patrice Morris e Floyd Smith.




Nenhum comentário:

Postar um comentário