Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Average White Band: a Funk Music da Escócia


A década de 1970 trouxe outra surpresa no mundo da Funk Music: a criação da Average White Band na Escócia. País sem qualquer tradição de black music. Muitos críticos nem levaram a sério a empreitada, por causa dos inúmeros grupos norte-americanos, presentes na maioria das grandes gravadoras e responsáveis por milhões de discos vendidos. O grande dilema era como vender o som da Average White Band. Ela teria pela frente a competente Tower of Power, de maioria branca, mas que já havia conquistado o respeito da plateia norte-americana. No pensamento dos executivos do show biz, o público não iria trocar o certo (som de qualidade da Tower of Power) pelo duvidoso dos meninos da banda formada na Escócia, mais famosa por fabricar bom whisky.
Após muito sufoco, a Average White Band apareceu nas paradas norte-americanas, em 1974, com o disco  White Album. Repleto de canções Soul e obras-primas do Funk, o conjunto tornou conhecido o hit instrumental "Pick Up The Pieces". Incluíram também o remake "Work to Do", dos Isley Brothers, e "Nothing You Can Do", regravada mais tarde pelos irmãos Tavares.
Apoiada numa boa base de metais, a Average White Band era liderada pelo tenor Alan Gorrie e falsete de Hamish Stuart, ambos responsáveis por deixar bem quente o som do conjunto. O restante do grupo era composto por Onnie McIntyre, Malcolm Duncan, Roger Ball e Robbie McIntosh (morto em 1974 quando cheirou heroína pura pensando que fosse cocaína), substituído por Steve Ferrone.
Em 1975 lançam o álbum Cut The Cake, um dos melhores do grupo até hoje, repleto de bons hits, como "School Boy Crush", um cover de "Soul of Leon Ware", "If I Ever Lose This Heaven". Em cima desse disco, a banda emendou diversas turnês. Passaram a gravar com frequência, lançando cinco discos de sucessos nos três anos seguintes.
O curioso é que as rádios pop abandonariam a Average White Band em 1977, porém as de programação de black music a incluiria em sua programação até o fim dessa década. No Brasil fizeram parte de coletânea  da equipe de som Soul Grand Prix, em 1976, com a canção "Love Your Life", no auge do movimento Black Rio.
É dessa época as músicas "A Love of Your Own", "Cloudy" e o funk "Give It Up For Love" (do álbum de duetos com o soulman Ben E. King).
A década de 1980 fez a banda lutar sem sucesso para atualizar seu som para atender o mercado do show biz. Lançam o álbum Let´s Go Round Again, depois em 1982 soltam Cupid´s in Fashion, fracasso de vendas. A partir dai, cada membro tomou seu rumo: Alan Gorrie entrou para carreira-solo, Hamish Stuart virou guitarrista de Paul McCartney e Ferrone uniu-se a Duran Duran.
Em 1987, Gorrie retomou o leme e formou outra Average White Band com McIntyre, Ball e Duncan; produzindo o disco After Shock. As poucas vendas não desanimaram o grupo, que continuaram a lançar álbuns em 1996, 1999 e 2003, quando gravaram Living in Colour.
Em 2005, a banda soltou o CD Soul & The City. Continuam com a mesma pegada de black music, que conquistou diversos fãs em todo o mundo. Boa mostra do trabalho do conjunto pode ser conferido no CD The Best Of Average White Band, reunindo seus maiores hits na fase 1974/1982. É a prova que a Escócia não produz só Whisky, mas bons grupos musicais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário