Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

terça-feira, 12 de julho de 2011

A doçura chamada A Taste of Honey

A taste of honey 1 A história dessa dupla A Taste of Honey começa em 1971, quando a cantora, baixista e guitarrista Janice Marie Johnson e o tecladista Kimble Perry decidem montar uma banda. A ideia surgiu após reunião para fazer shows num cruzeiro marítimo. Como teste, ambos passaram a tocar em bares do sul da Califórnia, bases militares norte-americanas e no Exterior.
Logo de cara perderam o vocalista Greg Walker para o roqueiro Santana. O grupo recebe a guitarrista Hazel Payne. Logo a banda assina com o selo Capitol e produzem o single “Boogie  Oogie Oogie”, hit inspirado numa plateia que não responde durante uma data numa base militar.
A famosa introdução dessa música, que fez muito sucesso no final da década de 1970,auge da Dance Music, ocorreu por acaso. Visto que Janice Johnson estava se aquecendo antes do inicio da gravação, desconhecendo que estava sendo gravada.
O single vendeu mais de 2 milhões de cópias, liderando as paradas da Bilboard por três semanas em 1978. Rendendo um disco de platina ao conjunto.
Logo depois, ao participar de um festival no Japão, a agora dupla Janice e Hazel  decidem gravar a música japonesa  Sukiyaki em inglês (essa mesma composição foi regravada no Brasil pelo Trio Esperança em 1963, com o nome de “Olhando para o Céu”).
A gravadora Capitol não apostava na versão dessa música japonesa, que rendeu várias dores de cabeça por causa de direitos autorais. A Capital centrou fogo no funk disco “Rescue Me”, que no Brasil fez parte de trilha sonora de novela da Globo, no começo da década de 1980.
Janice Johnson vestiu roupas típicas japonesas para interpretar Sukiyaki. O esforço não foi vão: o hit ocupou os primeiros lugares das paradas nos Estados Unidos em 1981. Em seguida, a banda excursionou no Japão, cantando essa composição ao lado de Kyu Sakamoto.
Em 1984, Janice Johnson resolve gravar um disco solo e o hit “Love me Tonight” não alcançou boas colocações nas paradas.
No ano de 1999, uma cadeia de restaurante de comida fast food passa a usar o single “Boogie Oogie Oogie” em campanha nacional de televisão. O hit também foi adotado pelo hip hop e artistas de RAP, como MC  Lyte e Mack 10.
Em 2000, Janice Johnson criou sua própria gravadora; a Tastebuds. A guitarrista Payne montou sua própria banda e continua em atividade.
Canção típica japonesa em inglês, com molho de mel
Hit que virou trilha sonora de novela no Brasil
Um dos maiores sucessos da banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário