Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sábado, 16 de julho de 2011

O funk e as baladas da The Gap Band

The gap band Quem curtiu os bailes das décadas de 1970 e 1980 vai se lembrar do som da The Gap Band. Eram bons cantando funk (original dos Estados Unidos, não a besteira que nasceu no Rio de Janeiro que não tem qualquer semelhança com esse estilo musical criado nos Estados Unidos) como nas baladas, carregadas de bons arranjos de pianos e metais.
Formada pelos irmãos Ronnie, Robert e Charlie Wilson em 1967 na cidade Tulsa, Estado de Oklahoma, as iniciais do grupo são derivadas do nome Greenwood, Archer and Pine Street Band, quando do início de sua carreira.
Até 1970, eles tocaram músicas country em feiras agropecuárias, nos tênis clube e casas onde o rock era som predominante.  Nessa época Charlie propõe aos irmãos a mudança para Los Angeles, impulsionados pelo empresário Lonnie Simmons, que apresenta o compositor e DJ Rogers Simmons.
Em 1974 gravam o álbum Magician´s Holiday. O disco conta com as participações de Chaka Khan, Leon Russel, Les McCann, DJ Roges e Reverend James Cleveland. Destacam-se os hits “ Out of The Blue (Can You Feel It)” e “Little Bit of Love”.
Em 1979, estouram nas paradas outra vez com “Shake” e “Open Up Your Mind”. No ano seguinte colocam entre os primeiros lugares as músicas “Burn Hubber (Why You Wanna Hurt Me)” e “You Dropped on Bomb Me”. Com Charlie fazendo a primeira voz do grupo. É desse ano a balada “No Hiding Place”, que fez muito sucesso nos bailes de black music do Brasil
No auge da Disco Music, início da década de 1980, a banda apresenta às pistas de dança o hit “Don´t Stop The Music”. Já “Yearning For Your Love” é a clássica balada, para dançar de rosco coladinho. A música é inspirada no estilo de vida de Charlie. Em 1982 gravam “Early in The Morning”, para continuar fieis às raizes funk, mas com batida Dance Music.
A lua de mel da banda vai até 1990, quando Charlie, o principal vocalista, escolhe a carreira solo para continuar cantando sem a presença dos seus dois irmãos, que acompanharam desde a criação do conjunto em 1967. Em 2010, morre o baixista Robert Wilson, outro integrante da The Gap Band.  A carreira rendeu ao grupo nove discos de platina e milhões álbuns vendidos.
O som que agitava as pistas de dança
O balanço funk no auge da Dance Music
Balada para não sair sozinho do baile
No Hiding Place, a marca registrada da banda no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário