Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Carros fora de linha, mas fontes de inspiração

corcelAVA73 Calhambeque, Corcel, Fuscão e Brasília. Todos modelos fora de linha, mas que serviram de inspiração para diversas músicas. No seu terceiro LP (disco com 12 faixas), gravado em 1964, Roberto Carlos incluiu o hit “Calhambeque”, versão de “Road Hog”, de John e Gwen Loudermilk.

A letra descreve o conserto de um carro velho (um Cadillac) e o mecânico entrega um substituto para ele não ficar a pé: “Enquanto o Cadillac/ consertava eu usava/ o Calhambeque, bi-bi/quero buzinar o Calhambeque…”

Em 1973, Raul Seixas grava “Ouro de Tolo”. A letra muito grande não impede a composição de virar sucesso. Na segunda estrofe, ele acrescenta: “Eu devia agradecer ao Senhor/por ter tido sucesso/ na vida como artista/eu devia estar feliz/porque consegui comprar um Corcel 73…”

No início da década de 1980, Almir Rogério aposta numa composição que fala de um Fuscão Preto que destruiu um casamento. Meio brega, o hit emplacou nas rádios de programação popular e virou até filme. É a descrição exata da dor de corno que atinge alguém, que viu seu grande amor andando de carro com outro pelas ruas da cidade. Num dos trechos é vísivel essa constatação: “Meu Deus do céu, diga que isso é mentira/se for verdade esclareça por favor/dai a pouco eu mesmo vi o Fuscão/ e os dois juntos se desmanchando de amor..”

Mas em 1995 foi uma Brasília amarela que conquistou o coração de várias pessoas. A música “Pelados em Santos”, dos Mamonas Assassinas, invadiu as rádios e programas de televisão, trazendo a estória de um casal que foi passar o final de semana em Santos e aproveita os momentos de amor dentro daquele carro. O começo a maioria conhece: “Mina, seus cabelos é da hora/seu corpão violão/meu docinho de coco/tá me deixando louco/minha Brasília amarela/tá de portas abertas/pra mode a gente se amar/ pelados em Santos…”

Essas letras revelam a época em que o Brasil tinha poucas montadoras de automóveis e o consumidor era obrigado a comprar modelos sem nenhum conforto, que na hora do namoro prejudicava a perfomance de qualquer apaixonado. Aliás quem nunca paquerou alguém dentro de um Fusca?

A descrição exata da dor de corno
Raul Seixas e um de seus grandes sucessos
Roberto Carlos cantando o Calhambeque

A inesquecível Brasília amarela dos Mamonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário