Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

terça-feira, 26 de julho de 2011

Gladys Knight: 59 anos de ótima música

Gladys Knight and The Pips

Luís Alberto Alves/Hourpress

A carreira de Gladys Knight começa em 1961, quando junto com o seu irmão Merald cria o grupo Gladys Knight and The Pips. Logo coloca entre as dez mais da parada de sucesso o hit “ Every Beat of My Heart”.

Depois com o apoio do compositor e maestro Van McCoy emplacam as composições “ Letter Full of Tears” e “Giving Up” entre as 40 mais músicas  tocadas nos Estados Unidos na primeira metade da década de 1960.

Por causa do grande sucesso do grupo, logo a gravadora Motown os contrataram. Influenciados pela tradição gospel do Sul dos Estados Unidos e impulsionados pela Soul Music colecionaram novos êxitos com os hits “ I Heard It Throug The Capevine”, If I Were Your Woman”, “ It Should Have Been Me”, “The End of Our Road” e Friendship Train”.

Mas foi em 1973 que Gladys Knight and The Pips gravaram um de seus maiores sucessos: “ Neither One of Us”. A letra relata a agonia de uma separação, quando nenhum dos dois tem coragem de assumir que o casamento se acabou e chegou a hora de cada um seguir o seu caminho. Logo o grupo saiu da Motown e foi para o selo Buddah.

Num show ao lado de Ray Charles, ainda na década de 1970, Gladys Knight dá uma verdadeira aula de interpretação, ao cantar esse blues. O coral de ambos os artistas deixou essa música  muito bela. Inesquecível.

A sensibilidade para escrever e gravar novos hits continuou marca registrada de Gladys Knight and The Pips. Surgem “ Midnight Train to Georgia”, “I´ve Got to Use My Imagination” e “Best Thing That Ever Happened to Me”.

Na década de 1980 ela se afastou do grupo The Pips, com quem estave junto desde o início da carreira em 1961. Porém manteve sua essência Gospel e Soul. No início dos anos de 1990 fez dueto com Frank Sinatra.

Em 2005 gravou o álbum One Voice,um disco de gospel que atingiu boa colocação nas paradas de sucesso desse gênero nos Estados Unidos. No ano seguinte lançou outro trabalho, Before Me, com temas de jazz clássico no estilo de Duke Ellington e Gershwin, entre outros compositores desse estilo.


" Neither One of Us”, um dos maiores sucesso de Gladys Knight



Ao lado de Ray Charles: uma aula de interpretação


Em 1972, o balanço do Sul dos EUA


Interpretação diferente para um hit regravado inúmeras vezes


A inesquecível Georgia cantada em verso e prosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário