Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O balanço de Kool and The Gang

KOOL-AND-THE-GANG-IN-CONCERT A banda Kool and The Gang já vendeu mais de 70 milhões de discos desde quando surgiu em 1964 na cidade de Nova Jersey, Estados Unidos. O grupo foi criado por Khalis Bayyan ( que atualmente nos shows toca guitarra sentado), Ronald Bell e seu irmão Robert “Kool” Bell (contrabaixista), Robert “Spike” Mickens, Denis “Dee Tee” Thomas, Ricky Westfield, George Brown (baterista) e Charles Smith.
Em 47 anos de carreira já ganharam dois Grammys, sete American Music Awards, 31 álbuns de ouro e platina, além de ficar 25 vezes no top das paradas de R&B dos Estados Unidos. A essência musical da banda é uma mistura de jazz, soul e funk.
O nome inicial do grupo era The Band City Soul, depois mudou para Kool and The Flames, até escolher o apelido final como são conhecidos até hoje.
O primeiro disco só foi gravado em 1969, com arranjos de Dee Tee, Khalis e Spike, chegaram aos primeiros lugares da Billboard com a composição “Let The Music Take Your Mind”. O álbum composto só de alguns hits instrumentais era declaração de amor à música.
No ano seguinte emplacaram “Live At The Sex Machine” outras vez na Billboard. Também incluiram os hits “Mam Funky” e “I Want to Take You Higher”. Para não deixar a temperatura cair, pouco tempo depois lançaram The Best of Kool and The Gang Featuring Penguin e Kool and The Gang Live At PJ, Music is The Message e Good Times.
O som da banda impressionou dois fãs especiais: James Brown e Nina Simone. A cada ano, cresce o respeito pelo trabalho do grupo. Em 1973 ganham disco de outro com o hit “Wild & Peaceful”, ficando 33 semanas nas paradas Pop dos Estados Unidos. Nesse mesmo ano  colocaram também as músicas “Hollywood Swinging”, “Funky Stuff” e “The Jungle”.
Até no filme Os Embalos de Sábado a Noite, em 1978, Kool and The Gang conseguiram emplacar uma faixa, ganhando o segundo prêmio Grammy. O ano de 1979 é inesquecível para o grupo. O álbum Ladies Night, produzido pelo maestro brasileiro Elmir Deodato resultou em disco de platina e o estouro da faixa título nas paradas de todo o mundo, inclusive do Brasil.
“Ladies Night” é inspirado no estilo de andar das mulheres pelas ruas de Nova York, dai a forte introdução de contrabaixo e a entrada pausada de cada instrumento no decorrer da música. A letra era grande, mas Eumir Deodato a reduziu, impondo um funk com batida de Disco Music.
Em 1980, a banda ganha disco duplo de platina com o álbum Celebration, que até hoje é música tema nas festas de fim de ano nos Estados Unidos. Pois coincidiu com o retorno dos reféns que ficaram mais de um ano presos no Irã.
Esse disco é repleto de boas composições: “Get Down On It”, “Take My Heart”, “Let´s Go Dance”, “Joanna”, “Tonight”, “Misled” entre outros. Em 1984, Kool and The Gang foi o único grupo norte-americano a participar do Band Aid, projeto que ajuda vítimas da fome na África.
Com o advento do Hip Hop, a banda perdeu um pouco de seu espaço, mas continua fazendo turnês. Em 2006 emplacou nas paradas o hit “Steppin Into Love”. Mesmo após 47 anos, a adrenalina musical continua forte na banda.
Depois de mais de 40 anos, o mesmo balanço

O hit de final de ano nos Estados Unidos
A obra-prima com ajuda de Eumir Deodato
O primeiro grande sucesso da banda em 1970
Outra adrenalina no formato de música

Um comentário: