Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sábado, 16 de julho de 2011

O som inesquecível do Young Holt Unlimited

young holt unlimited Existem grupos musicais que duram pouco, mas gravam composições tão bonitas, que ficam eternamente em nossas mentes. É o caso do trio Young Holt Unlimited. Em 1956, o baixista Eldee Young e o baterista Isaac “Red” Holt eram alunos do Conservatório Musical de Chicago, quando surgiu a ideia de formar um trio.

Convidaram o pianista Ramsey Lewis e criaram o grupo The Cleffs, cuja praia era o jazz. Logo gravaram o hit “The In Crowd”.

Na década de 1960, o trio muda o nome para Young Holt Unlimited. E fica na 20ª posição na parada da Billboard, com a música “Wack, Wack”. Em 1968, o trio vende 1 milhão de cópias com o hit “Soulful Strut” e ganhou Disco de Ouro.

Aproveitando a carona, anos depois gravam Young & Holtful, explorando o mesmo tema musical de “Soulful Strut”, baseado em piano, metal de fundo e bateria leve, como é a marca registrada do jazz.  Em 1974, o trio chegou ao fim, com Holt e Young voltando a tocar em bandas na cidade de Chicago.

No Brasil, pelas mãos do sonoplasta Johnny Black “Soulful Strut” virou fundo musical em alguns programas da extinta Rádio Excelsior (atual CBN). Além do sucesso que conquistou nos bailes, pois é uma soul music em que é possivel dançar como samba-rock.

 

Young & Holtful na mesma cola de Soulful Strut
O maior sucesso do trio Young Holt Unlimited
O hit que abriu as portas das paradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário