Postagem em destaque

Sylvia Striplin e seu grande sucess "Pillow Talk"

Radiografia da Notícia *  E la se associou a  Roy Ayers  e seu selo Uno Melodic *  M as também lançou algum material solo com ajuda signific...

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

The Staple Singers: das igrejas de Chicago ao sucesso

Nascido em Chicago,The Staple Singers fez muito sucesso na década de 1970

The Staple Singers foi um grupo vocal de Chicago, que cantava Soul e R&B. Assinaram o primeiro contrato em 1952. A ideia de formar o conjunto foi de Roebuck “Pops” Staples, pai das meninas Cleotha, na época com 18 anos, Imbuir, com 17, Yvonne, com 16 e Mavis com 13 anos. Na década de 1970 explodiram nas paradas as canções: “ Respect Yourself”, “I´II Take You There”, “If You´re Ready (Come Go With Me)” e “Let´s Do It Again”.  Em 2005 ganharam o Grammy e seis anos antes entraram no Roll da Fama do Rock & Roll.

  Tudo começou nas igrejas evangélicas da região de Chicago, em 1948, quando começaram a se destacar. Quatro anos depois entraram na United Records, depois foram para a Vee-Jay, Reverside, Epic e por último na Stax Records, onde chegaram ao ápice. Em 1967, a Epic, subsidiária da Columbia Records os colocou no mercado com os hits “Why (Am I Treated So Bad)” e “For What It´s Worth”, ambas compostas por Stephen Stills. No ano seguinte o grupo mudou-se para a Stax, lançando dois álbuns com Steve Cropper da famosa banda Booker T & The MGs, competente grupo de estúdio que participava das gravações dos discos de Otis Redding.

  Em 1970 Al Bell virou o produtor do conjunto e eles passaram a gravar no estúdio Muscle Shoals. Centraram fogo em canções no estilo Funk e Soul. É dessa época os hits “Heavy Makes You Happy (Sha-Na-Boom)”. Dois anos depois chegaram ao primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos com a música “I´II Take Your There”. Repetiram a dose com “Respect Yourself”, escrita por Luther Ingram e Mack Rice, na parada de R&B e Top 40 no Hit Pop norte-americano.

  A canção caiu na boca do povo após o intenso movimento nos Estados Unidos pelos Direitos Civis na década de 1960 (até essa época os negros eram proibidos de votar e participar da vida política naquele país). Nesse período participaram de um concerto de verão em 1972, no La Memorial Coliseum, diante de um público de 100 mil pessoas, que virou documentário no ano seguinte.

  Depois assinaram contrato com a Curtom Records, de Curtis Mayfield, lançando a trilha sonora de uma comédia de Bill Cosby, “Let´s Do It Again”. A música título, produzida por Mayfield, estourou nas paradas. Porém após esse período não conseguiram recuperar a dinâmica comercial, passando a frequentar pouco as paradas de sucesso. Foram para a Warner Brothers Records e 20th Century, antes de retornar à Epic, no começo da década de 1980.

A vocalist Mavis Staples investiu numa vitoriosa carreira solo ao lado da irmã Yvonne. Imbuir e Cleotha continuaram no grupo. Em 1994 a família se reuniu e gravaram o dueto com Mary Stuart, num cover de “The Weight” do The Band. Seis anos depois o cabeça principal do grupo, o velho Pops Staples, morreu. Em fevereiro de 2013, Cleotha também partiu, após castigada pelo Mal de Alzheimer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário