Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Fontella Bass: talento puro da Soul Music

Fontella Bass sofreu grande influência da Gospel Music desde criança, quando já cantava no coral da igreja

  A Soul Music é notável por revelar grandes talentos, como a cantora Fontella Bass. Filha da intérprete Gospel Martha Bass, conviveu no ambiente musical desde criança, quando já cantava no grupo de louvor da igreja aos seis anos de idade. Na adolescência foi para a música secular. Durante o Ensino Médio passou a cantar hits de R&B em concursos e feiras locais de St. Louis, Missouri, onde nasceu em 1940.

 Em 1961 Fontella encontrou serviço no grupo Leon Claxton Show. Também passou a tocar piano em gravações do vocalista de Blues Little Milton. Com apoio de Bob Lyons, gerente da emissora da rádio de St. Louis, KATZ, ela gravou diversas canções lançadas pela Bilros Records.

  O ano de 1963 marca sua mudança para Chicago após breve disputa com Little Milton. Ali fez testes na Chess Records e assinou contrato. Os primeiros hits saíram em dupla com o bluesman Bobby McClure, recém-chegado à casa. Em 1965 colocou na rua o hit “Don´t Mess Up a Good Thing”, que estourou rapidamente nas paradas de R&B. Depois soltou “You´ll Miss Me (When I´m Gone)” naquele Verão.

  Após pequena turnê, Fontella retornou ao estúdio, resultando numa canção de voz grave bem agressiva, produzida por Maurice White, futuro fundador da Earth, Wind & Fire. A música “Rescue Me” disparou nas paradas de 1965. Colocou nas ruas também o hit “Recovery” em 1966, junto com as composições “I Can´t Rest” e “You´II Never Know”. No ano seguinte saiu da Chess.

 Em 1970 gravou dois álbuns. Depois passou por diversas gravadoras, sem visitar com impacto as paradas de sucesso. O disco Free fracassou em 1972, com ela saindo do mercado. A partir dai começou a fazer backing vocal em diversas gravações, incluindo as de seu marido, Lester Bowie, trompetista de Jazz e membro do Art Ensemble of Chicago.

  Na década de 1990 lançou vários discos evangélicos em gravadoras independentes. Voltou a receber atenção da crítica. Em 26 de dezembro de 2012, um ataque cardíaco retirou Fontella para sempre do Show Biz. Morreu na mesma cidade onde nasceu, St. Louis, Missouri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário