Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Lou Donaldson: grande talento do Soulful no sax alto


Sem sentir o peso da idade, Donaldson continua esbanjando talento
  Lou Donaldson, nascido na Carolina do Norte, é mais conhecido por sua pegada Soulful, Bluesy de tocar sax alto, embora tenha sido muito influenciado pelo Bebop de Charlie Parker. 

No início da década de 1940, aos 14 anos já trabalhava na Universidade Técnica de Greensboro. Mais tarde alistou-se na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, recebendo treinamento nas bases militares dos Grandes Lagos, em Chicago.

  Ali conheceu o Bebop. Com o final da guerra foi trabalhar em clubes. Entrou numa banda e gravou a trilha sonora de uma comédia musical, em Greenville, na Carolina do Norte, sua terra natal. 

O filme Pitch a Boogie Woogie, que na primeira versão fez pouco sucesso, acabou restaurado pela American Film Institute e entrou novamente no circuito universitário da Universidade da Carolina do Norte em 1949.
  Donaldson acompanhado de outros músicos apresentaram um show após a exibição da película. No documentário Boogie in Black and White, ele e seus companheiros lembraram do making off, onde muitos acreditavam que tocava clarinete na banda. Em 1950 fez as primeiras gravações de Jazz com a Orquestra Charlie Singleton, depois participou de bandas menores ao lado do trompetista Blue Mitchell, o pianista Horace Silver e do baterista Art Blakey.

  Três anos depois gravou com talentoso trompetista Clifford Brown e Philly Joe Jones, que era membro do quinteto de Art Blakey e apareceu em alguns dos seus melhores álbuns, incluindo Night at Birdland, de 1954. Com o passar dos anos, Donaldson virou lenda no Bop, Hard Bop, Jazz e Soul.

  Durante as décadas de 1960 e 1970 fez várias turnês, geralmente como o líder de uma pequena banda, tocando em concertos e festivais nos Estados Unidos e Europa. Passou pela famosa Blue Note Records, produzindo vários excelentes álbuns de Jazz, Soul. Nessa época colocou em prática mudanças  estilísticas, experimentando um estilo, Soul Jazz R&B misturado ao Funk Jazz.


 Nos anos de 1980 apresentou bonito disco, onde sua técnica impressionante e criatividade lhe garantiu bom lugar no circuito internacional de Jazz, apesar de várias vezes ser ignorado pela crítica especializada. Neste século 21 continua tocando canções carregadas de Soul Jazz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário