Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sir Joe Quarterman & Free Soul: banda de talento que só lançou dois discos

O talento de Sir Quarterman não foi suficiente para problemas financeiros acabarem com a banda

   Joe Quarterman é outro triste exemplo da injustiça que acontece, na maioria das vezes, no Show Biz. Cantor de Soul e Funk, com forte influência de James Brown, aprimorou o talento em corais de igreja e grupos vocais. Por causa da qualidade, ganhou o apelido de “Sir” na escola, quando já cantava com o conjunto The Knights. Depois uniu forças no quarteto Sir Joe & The Maidens, lançando alguns hits durante o começo da década de 1960.

  Ele passou a tocar trompete no grupo El Corols, cujo show de maior destaque era sua banda de apoio, a Mimms Garnet. Em 1970, após tocar Jazz no Orlando Smith Quintet resolveu formar sua própria banda de apoio, a Free Soul.

 O time era composto por George “Jackie” Lee (guitarra), Willie Parker (guitarrista de Jazz), Gregory Hammonds (baixo), Karissa Freeman (teclados), Charles Steptoe (bateria) e Leon Rogers (trompa). Seu primeiro single foi “(I Got) So Much Trouble in My Mind”, ficando entre as 30 mais do Top 30 da parada R&B de 1973. O disco Sir Joe Quarterman & Free Soul saiu naquele mesmo ano pela GSF Records.


  O álbum trazia canções bem no estilo do Funk de James Brown naquela época. Ganharam destaque as faixas “This Girl of Mine ( She´s Good to Me)”, “I´m Gonna Get You” e “Thanks Dad”. Depois mudou para Mercury Records em 1974, mas ali só saíram dois singles: “Get Down Baby” e “I´m a Young Man”. Problemas financeiros acabaram com o grupo. Quarterman voltou à faculdade para concluir o curso de arquitetura. Na década de 1990 o álbum foi editado em CD com diversos singles que não saíram no disco original, como faixa Bônus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário