Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Joey Dee & The Starliters: a primeira banda que Jimi Hendrix tocou

Transformaram um bar em point de personalidades famosas
  A banda Joey Dee & The Starliters colocou fogo na Pop Music dos Estados Unidos na década de 1960. Ficou famosa ao gravar o hit “Peppermint Twist” em 1961. Fundado por Joey Dee, com o vocalista Rogers Freeman, colocaram nas paradas as canções “Lorraine”, “The Girl I Walk To School”, ainda em 1958. Nesse mesmo ano entra na banda David Brigati. Nesse período gravam a composição “Face of an Angel”, com Brigati arrebentando no vocal. O disco saiu pela Scepter Records. A segunda faixa foi “Shimmy Baby”.

  Em curto espaço de tempo passaram muitos músicos pela banda, como baterista Don Martin, Larry Vernieri (vocal), Carlton Lattimore (órgão), Willie Davis (bateria), irmão de Brigati, Gene Cornish, Felix Cavaliere e o talentoso guitarrista Jimmy James, que depois foi tocar na banda de Black Music The Isley Brothers. Dali adotou o nome artístico de Jimi Hendrix tornando-se um dos maiores guitarristas do mundo.

  O responsável por trazer Joey Dee & The Starliters para o Show Biz foi o agente Don Davis. Durante  apresentação numa boate em Nova Jersey o caminho para a fama começou ser arquitetado. Depois foram trabalhar em um salão chamado Peppermint na 45th Street na cidade de Nova York. O combinado era permanecer o final de semana no local. 

O sucesso tornou a banda da casa por um ano. Ali que Joey escreveu a célebre canção “Peppermint Twist” ao lado do produtor Henry Glover. Nesta altura do campeonato já havia assinado com a Roulette Records. O salão ganhou fama em todo o mundo, atraindo personalidades como a esposa do presidente Kennedy, Jackie, o escritor Truman Capote, os atores John Wayne,  Judy Garland, Shirley MacLaine, o teatrólogo Tennessee Wiliams e o cantor Nat King Cole.

 Com todos os integrantes da banda na faixa dos 20 anos, surfaram na fama, inclusive aparecendo no filme Let´s Twist, estrelado por Jo Ann Campbell e Teddy Randazzo. O nome da produção cinematográfica era o retrato ficcional de Joey Dee e o salão Peppermint. A faixa principal e o hit “Shout” part. I viraram o segundo maior recorde de vendas da banda. Em 1962 continuaram nas paradas com a canção escrita por Johnny Nash, “What Kind Of Love Is This”. No final daquele ano o grupo fez a última gravação como banda.

  Em 1963, Joey Dee lançou o álbum Dance, Dance, Dance, com as meninas do The Ronettes como grupo de backing vocal. Nesse mesmo ano os rapazes da The Starliters excursionaram pela Europa com os Beatles como banda para abrir shows.  Em 1964, Joey Dee chamou vários membros do grupo, como Cornish, Cavaliere e Eddie Brigati, o baterista Jimmy Maeys, o vocalista Tommy Davis para uma turnê.

  Joey continuou gravando em carreira solo até começo da década de 1970, também relançou o hit “How Can I Forget”, agora sob o nome de Joey and Dee The New Starliters. Durante os anos de 1980 ele morou por curto período de tempo na Flórida antes de voltar para Nova York. Ao lado de Bob Valli, irmão do Four Seasons Frankie Valli, e do vocalista David Brigati, do grupo original Starliters, faz mais de cem shows anuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário