Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Guy: outro grupo que não resistiu ao peso do tempo


O trio Guy foi muito popular nas décadas de 1980 e 1990 cantando Hip-Hop e R&B. Foram pioneiros em explodir nas paradas com canções carregadas desses gêneros, afinal essa era a tendência musical naquela época.

Formada no Harlem, bairro de maioria negra em Nova York, em 1987 pelo produtor e músico Teddy Riley, seus membros originais eram o compositor Aaron Hall e Timmy Gatling, alunos da Universidade Estadual de Virginia, em Petersburg.

Após assinarem contrato com a Uptown Records, o grupo lançou o álbum First, em 1988. Após o sucesso do primeiro disco, Aaron foi trocado pelo irmão mais novo. Conseguiram ganhar disco de platina três vezes e incluiram nas paradas os hits "Groove Me", "Teddy´s Jam", "I Like", "Piece of My Love" e "merry-Go-Rounf of Love". Marcaram presença como grande banda musical após esse trabalho.

Depois passaram a produzir canções para outros artistas, que vão de Bobby Brown a Winans. No segundo álbum, Riley voltou para o grupo, e lançaram o disco The Future, em 1990. Fizeram a cabeça das fãs os hits "I Wanna Get Wit U" e "Let´s Chill".

Entretanto em outros trabalhos, Riley ficou fora dos estúdios pelo restante da década de 1990. Tanto Aaron quanto Damion gravaram discos solo, com Aaron exercendo grande influência sobre o estilo da cantora de R&B, R.Kelly.

Em 2000, Riley se reuniu com o restante da rapaziada  e lançaram o primeiro álbum em nove anos: Guy III. Ele contou com o hit "Dancin", mas a gravadora MCA não o promoveu corretamente. Logo saiu e desapareceu. Em 2006, a banda participou de uma turnê do New Jack, junto com Blackstreet e Tony Tone Toni, New Editiou e SWV. Ficaram nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário