Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Jamiroquai: o molho picante de Jazz/Funk e Acid Jazz da Grã Bretanha


Para entender a banda Jamiroquai é preciso conhecer algumas regras. Não venderam 35 milhões de cópias de CDS do nada, dos vários álbuns já gravado pelo grupo.  Quando está componto, Jay Kay, a cabeça pensante da rapaziada, adota o seguinte esquema: se a letra e a melodia não ficarem boas apenas com teclado ou vocal, acompanhado de guitarra, é descartado. Essa regra é adotada pelos melhores produtores e músicos do mundo.

Caso a melodia e letra casem, o caminho para o sucesso está no rumo certo. Ele diz que as melhores músicas da história são simples, cita o caso de Stevie Wonder por exemplo. O compositor não pode deixar a pessoa ficar pensando muito, mas atingir em cheio o seu coração. É a regra do sucesso.

Desta forma que os meninos da Jamiroquai, banda britânica de Jazz Funk e Acid Jazz, liderada por Jay Kay, consegue ganhar fãs em todo mundo. Nos seus CDs exploram o Pop, Rock e hits eletrônicos. Em 1997 ganhou um Grammy. O nome do grupo é derivado da tribo Iroquoi de nativos norte-americanos, com os quais Jay Kay se identifica filosoficamente, combinado à expressão "Jam", como em Jam Session, do idioma inglês.

Jason Kay (Jay Kay), cabeça da banda, nasceu em Manchester, Grã Bretanha. Filho de mãe inglesa e pai português, acabou influenciado pelo lado materno que cantava em bares e chegou a ter o seu próprio programa de televisão na década de 1970. Desde a infância, Kay já levava jeito para o mundo artístico.
 Em 1989 comprou uma bateria e gravou algumas músicas com ajuda de amigos. Mais assinou contrato com a Acid Jazz Records. Três anos depois após ser recusado na banda Brand New Heavies, ele se uniu aos músicos N.Van Gelder, Toby Smith, Stuart Zender e Wallis Buchanan. Nascia a Jamiroquai. Com algum exagero, certos críticos comparam a voz de Jay Kay à de Stevie Wonder.

Índice

 [esconder



A primeira canção gravada pela banda, "When You Gonna Learn" provocou disputa entre gravadoras e acabou sendo ganha pela Sony Records, com quem assinaram contrato para lançar oito álbuns. Uma proeza para um jovem que andava de skate, era apaixonado por roupa de griffe e usava chapéus esquisitos. Mas na busca por dinheiro, executivos de gravadoras esquecem as loucuras dos seus contratados. Em alguns casos até os vícios por determinadas drogas.

Após quase 20 anos, 35 milhões de cópias vendidas, várias turnês mundiais e 141 semanas na tabela de singles das paradas britânicas, a Sony Records colheu bons frutos enquanto os teve brilhando sob seu guarda-chuva. O primeiro disco Emergency On Planet Earth (1993) vendeu muitas cópias em curto intervalo de tempo, desde os tempos de "Faith" de George Michael. No ano seguinte, The Return of the Space Cowboy, repleto de comentários agressivos, o sucesso deles não saiu do Reino Unido.

Com Travelling Without Moving, eles mostraram aos críticos que não estava brincando, pois traziam letras falando dos perigos da engenharia biogenética. Antes, lançaram um single de quatro faixas com remixes sobre o hit de Jamiroquai. Após ganhar um Grammy e quatro prêmios MTV, lançado no dia em que nasceu a ovelha Dolly, fruto criado em laboratório, a crítica e o público foram atingidos em cheio. A Jamiroquai não estava brincando, nem um grupo de malucos. Sabiam do que falavam.

Como ocorre sempre na escalada do sucesso, logo após o álbum Virtual Insanity, surgiram discussões durante a gestação do disco Synkronized. Ele foi motivo para Stuart Zender pegar o boné e ir embora. Por causa de direitos autorais, a banda precisou compor novas canções. Conversas de bastidores revelam que Jay estava ganhando muito dinheiro e deixando Zender na mão, visto que ele era co-autor das letras.

Após a conclusão de Synkronized, a banda colaborou no CD No Boundaries, projeto que contou diversos artistas, cuja a renda das vendagem foi para os refugiados de Kosovo. Em 2001 lançaram A Funk Odyssey, trazendo o hit "Love Foolosophy", que estourou nas paradas. Por estratégia só retornaram ao batente em 2005, lançando o CD Dynamite.

Para desfrutar da grana ganha com sua banda, Jay Kay não foge à regra da maioria das estrelas do mundo da música. É dono de uma mansão em Buckinghamshire, com a garagem repleta de carros esportivos. Para quem sobrevivia num quartinho em Ealing, na Zona Oeste de Londres e sofreu quatro anos para sentir o gosto do sucesso do Cd A Funk Odyssey, nada disso é desperdício.

Após a pauleira da estrada do sucesso, da formação atual, só resta Jay Kay. Em 2010 deram-se o luxo de gravar o CD Rock Duts Light Star. Antes tiveram o luxo de gravar o álbum Dynamite, que segundo a crítica foi feito na mansão Buckinghamshire, com equipamentos sofisticados e técnicos de primeira linha. Caso continuem com a cabeça no lugar, a banda Jamiroquai vai longe até o dia que Jay Kay fechar os olhos e partir para carreira-solo. Quem sabe ele não terá mais tempo para pilotar seu próprio helicóptero e mostrar suas habilidades como grande piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário