Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Stefon Harris: futuro do Jazz está garantido

Viver o momento atual. Essa é definição correta de Stefon Harris, vibrafonista e compositor na estreia na Concord Records. O CD Urbanus traz um Jazz que estava desaparecido do show-bizz. É a evolução do álbum lançado pela Blue Note anos atrás.

É um Jazz moderno, com bom ritmo, melodias e letras associadas ao R&B, Pop, Hip-Hop e Funk ( legítimo). O molho fica mais picante com o piano acústico de Marc Cary, o inesquecível Fender Rhodes, eo saxofonista Casey Benjamin. Os arranjos complementa a obra-prima.

Ao contrário de outros artistas, a música de Harris é autêntica, contando a história da vida real, não apenas do passado, mas da rotina dos fãs.
Daí o nome Urbanus, pois se remete à urbanidade. Todos os membros de sua banda vieram da periferia, conhecem a dificuldade de se ganhar o pão de cada dia.

Na hora de compor, é só misturar todos os ingredientes e tudo se transforma em arte, das boas.  Ele é categórico em afirmar que não pretende acabar com a tradição do Jazz, como ficou evidenciado pela inclusão do hit "Gone", uma variação engenhosa de George Gershwin para "Gone, Gone, Gone", de Porgy &Bess, e o clássico de Jackie McLean "Minor March". Como grande artista, tem o cuidado de não excluir a tradição presente nessa rica música.

Harris regravou em ritmo de Jazz o grande sucesso de Stevie Wonder, na década de 1970, "They Won´t  Go (When I Go)", lançado em 1974. Deixou a imaginação fluir e ela ficou linda. No CD está a bela balada "Christina", composta pelo lendário baixista Buster Williams, mentor dos hits "Shake It For Me" e "Blues 11th Hour", essa última faixa liberada somente para o mercado japonês, composta pelo saxofonista Tim Warfield e o guitarrista David Gilmore. Harris tem a bela tradição de tocar músicas de seus colegas.

Outras pérolas são "Blues For Denial", "Langston´s Lullaby", "Tanktifield" e "For You". Todas compostas pelos membros de sua banda. Com todos esses ingredientes, Harris tem grande chance de brilhar muito no show-bizz, pois é humilde em gravar canções compostas pelos seus músicos, além de não desprezar os amigos. Algo raro atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário