Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Giovanca: a pérola negra da Soul Music

No primeiro álbum, Giovanca centrou a atenção nas viagens que fazia de Metrô. Com um caderno acabava anotando tudo que lhe chamava atenção. Era a base para o disco Subway Silence. No segundo CD, procurou viajar para dentro de si. O notebook ficava ao lado da cama para aproveitar toda inspiração que surgisse durante a noite. Como tinha dificuldade em dormir, decidiu aproveitar a insônia como fonte criativa.

A maioria das canções brotaram enquanto esperava o sono chegar, os refrões surgiram embalados pelo cansaço. A letra de "Simply Mad", composição que fala das partidas definitivas numa relação veio assim. Depois terminou com a ajuda de Han Kooreneef. Entendeu que não é fácil falar da morte num CD. Mas a noite fornece combustível para tocar neste assunto delicado.

A insônia ajudou Giovanca de várias formas e o resultado acabou num CD maravilhoso. Aproveitou bem a adrenalina liberada. Acordada ela vê o mundo numa dimensão, e perto do sono de outra forma, como cantora e letrista. Teve ajuda do produtor Benny Sings. Ele traduziu de forma magistral as letras e melodias num som bem claro. A coletividade dos músicos se transformou num belo trabalho.

Ela reconhence que nem todas composições precisam ser poesia, mas precisam tocar no coração dos fãs.
Procurar capturar emoções, desde as pequenas às maiores, porém tudo dentro da melodia. Exemplo disso é o single do CD "Drop It", cuja a canção revela a rotina de uma relação tumultuada. "Everything" é outra mostra disso. Em "Little Flower" mostra a impaciência em querer as coisas sem ter que passar pelo processo de esperar o modo natural. É a senha para ter calma, dando tempo ao tempo.

Boa parte das músicas de Giovanca nasceram neste tipo de processo: durante a noite, quando o sono estava longe dela. Para passar o tempo assistia aos noticiários, que documentavam todo o sofrimento do mundo.

Mas a joia rara é a canção "Where Love Live". Onde Giovanca faz dueto com seu ídolo Leon Ware, produtor do álbum "I Want You", de Marvin Gaye na década de 1970. Nesse disco, ele escreveu "Wannabe Where You Are, gravado por Michael Jackson. Ware trabalhou com Ike & Tina Turner e Minnie Ripperton. O produtor percebeu na década de 1990 que Giovanca já era uma cantora de Soul, quando cantava numa banda na Holanda. Anos depois Ware ofereceu a canção que tinha sido composta para El DeBarge, mas nunca acabou gravada.

Em 2008 Giovanca  fez fama com o CD "Subway Silence". Atraiu fãs de Jazz e Pop, além, claro de seu carisma e estilo único. Os críticos reconheceram que outros países precisam conhecer este maravilhoso talento da Soul Music. Parte da Europa já teve o privilégio, inclusive no Japão onde seu CD vendeu muito. Em março de 2010 ganhou o prêmio Harpa de Prata, que premia jovens artistas, mas que contribuiram bastante com a música holandesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário