Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Noel Gourdin: o homem da arca da Soul Music

Noel Gourdin é tão guerreiro quanto o homem que construiu a arca que driblou as águas do dilúvio antes ancorar no alto de uma montanha na Armênia, o monte Ararat.

Cresceu na cidade de Brokton, periferia de Boston, que não é tão conhecida como as mecas do talento como Detroit, Memphis, Nova Orleans ou Filadélfia.

É como se no Brasil, um cantor nascido no Amapá explodisse nas paradas de sucesso, quando é comum ocorrer isso com alguém nascido na Bahia, Rio, Minas ou São Paulo. Primeiro ele ganhou terreno nas paradas de R&B até assinar com a Sony e estrear na Epic Records.

O seu estilo de cantar é baseado na rica escola do rhythm and blues, além de fortes influências do Hip-Hop, Gospel e outros ritmos da rica black music, mãe de inúmeros gêneros do show-bizz. No CD de estreia, sob produção de Kay Gee, Raphael Saadiq, Mike City, Dre &Vidal, Butta, Eddie F, RLES e Trackddix, ele brilhou com boa Soul Music. Deixou bem claro que sua intenção é colocar seus sentimentos nas canções, deixando que o restante o estúdio transforme em realidade. Pretende mexer com o coração e a alma dos fãs.

Isto é visível na canção "The River", onde Kay Gee acerta a mão em cheio, invocando as imagens vívidas de uma família, mostrando a fé e a tradição no longa jornada para se tornar um homem de bem. Ao chegar ao estúdio, Noel disse que deseja fazer algo que lembrasse as velhas baladas. Trouxe à tona a velha inspiração do Mississippi, berço de famosos bluesman. Ele pensou no avô morto enquanto deixava o vocal invadir o estúdio. Algo bem espiritual.

Na faixa produzida por Trackaddix, outra black music de qualidade estourou. O Jazzy o fez chorar na hora de colocar a voz. Em "Summertime", que ficou a cargo de Dre&Vidal, Noel lembro da célebre "Let´s Get It On", famosa na década de 1970 na voz de Marvin Gaye, estourando em todos os bailes do mundo. Noel reconhece a influência, principalmente de outra fera da Soul Music: Sam Cooke.

Noel, o mais novo dos três filhos, cresceu cantando na igreja e absorveu dos pais o Soul clássico, principalmente de Otis Redding e Chi-Lites. Foi na época de Ensino Médio que ele começou a escrever suas próprias canções. Dali só brotaram obras-primas. Ao ouvir diversas canções lindas, o talento acabou moldado.

Como escola, Noel começou tocando em shows de talentos locais, festas e eventos patrocinados por órgãos públicos da cidade. Isto ocorreu em sua terra natal, Brockton. Ali fez shows para Boys and Girls Club para ajudar manter as crianças motivadas. Na época de estudante conquistou a graça de seu primeiro produtor, que o levou para um estúdio pela primeira vez. Não desperdiçou a chance, gravou vários hits.

Após a formatura, Noel ficou ainda mais focado na música e reforçou seu compromisso com sua comunidade, trabalhando em uma casa do grupo local para as crianças maltratadas. Pensou nisso em passar uma imagem positiva às crianças com problemas de família. Em 2002 apareceu em seu caminho um empresário que o colocou no circuito do show-bizz.
Após um ano escrevendo suas canções, passou a produzir suas composições. Nessa fase entrou em campo o produtor Tommy Olivera e o compositor Balewa Muhammad. O primeiro conhecia muita gente no show-bizz. Dentro de pouco tempo, Noel estava em Nova Jersey e o resto da história todos já sabem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário