Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Chaka Khan, outra diva da black music

Da Zona Sul de Chicago, a black music norte americana ganhou o talento de Chaka Khan (Yvete Marie Stevens). Aos 11 anos, em 1964, criou o grupo Crystalettes. Quando cursava o Ensino Médio juntou-se ao Teatro Afro-Arts. Dessa experiência, anos mais tarde, adotaria o nome africano Chaka Khan, quando já estava trabalhando no programa Café da Manhã com os Panteras Negras.
Em 1969, com 26 anos, entrou para conjunto Lyfe numa jogada que sairia errada. Porém, o destino a colocou no caminho de Kevin Murphy e Andre Fisher para formar o grupo Rufus. No ano de 1973, eles apareceram como uma grande promessa do Funk na ABC Records.
Os vocais dinâmicos de Chaka Khan rendeu ao grupo seis Discos de Ouro e outro tanto de Platina, antes de ela seguir carreira-solo cinco anos depois.
Sob as mãos do produtor Arif Mardin, Chaka Khan estourou nas paradas com o hit " I´m Every Woman" (regravada dez anos mais tarde por Whitney Houston). Porém teve de dividir seu sucesso com os colegas do Rufus, pois precisava ainda gravar dois discos com meninos, segundo acordo firmado com a gravadora. Em 1982 a pendência foi resolvida com um show no teatro Savoy, de Nova York. Dele saiu o álbum Stompin´at the Savoy. Nesse mesmo ano reuniu uma coleção de canções de Jazz com as participações de Freddie Hubbard, Joe Henderson, Stanley Clarke, Chick Corea e Lenny White. Foi o disco Echoes of an Era.
Mas em 1984, sua carreira entrou num pântano.A sorte é que a  canção I Feel for You lhe rendeu um Disco de Platina e indicação ao Grammy. Os álbuns lançados em 1986 e 1988 a manteve nas nuvens do sucesso. O início da década de 1990 a premiou com outro Grammy, por causa do hit " I´ll Be Good to You" num dueto ao lado de Ray Charles. Oito anos depois, a canção "Come 2 My House", do selo independente Prince, a faz  ganhar outro Grammy. Em 2007 lançou mais um disco recheado de hits Funks, produzido por Jimmy Jam e Terry Lewis. Para quem gosta de baladas, é inesquecível a interpretação da clássica "You Send Me", de Sam Cooke, nas vozes de Chaka Khan e Rod Stewart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário