Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Grover Washington Jr., o mestre do Smooth Jazz

O saxofonista Grover Washington Jr., teve 28 anos (1971-1999) para brilhar no palco do show biz, antes de morrer de um ataque cardíaco aos 56 anos. Criador do Smoot Jazz, Grover começou a amar a música na infância. Sua mãe  cantava em corais de igreja e o pai era colecionador de discos de Jazz. Com dez anos ganhou seu primeiro saxofone. 
Passou a ir a clubes onde tocavam as feras como Jack McDuff, Harold Vick e Charles Lloyd. Sua vida de músico profissional começou aos 12 anos. Na bagagem não esquecia do R&B e Blues. Logo saiu da cidade de Buffalo, Estado de Nova York e foi para o Interior dos Estados Unidos participar do conjunto Four Clefs. 
Durante o serviço militar conheceu o baterista Billie Cobhan, músico da banda do Exército junto com Grover. O apresentou a colegas das cidades de Nova York e Filadélfia.
Depois foi trabalhar na banda do organista Charles Earland. Em seguinda participou de uma gravação ao lado de Johnny Hammond. Ele ficou admirado com seu talento ao saxofone. O produtor Credd Taylor não perdeu tempo e tratou de arrumar um espaço para Grover Washington Jr numa gravadora.
Em 1971 lança seu primeiro álbum: Inner City Blues. Começa sua temporada de sucesso nas paradas dos Estados Unidos. É quando vai batalhar para manter no topo o Grover´s Soulful, que será sua marca registrada durante toda a década de 1970 e o êxito de seus três primeiros discos: All The King´s Horses, Soul Box e Mister Magic. Este último abre as portas junto a colegas de show biz como Bob James, Dave Grusin, Randy Weston e Eric Gale. 
Com o álbum Winelight, em 1980, ganha reconhecimento da crítica especializada e dois Grammies de Melhor Gravação de Jazz Fusion e Melhor Canção R&B para "Just The Two of Us". No ano seguinte Winelight ganha o Disco de Ouro e as vendas atingem mais de 2 milhões de cópias.
O álbum Come Morning, de 1981, obtém outro Disco de Ouro. No ano seguinte é indicado ao Grammy no acompanhamento que fez numa música interpretada por Patti Labelle.
No disco lançado em 1987, Strawberry Moon, Grover Washington Jr., tem como companhia de gravação a lenda do Blues: B.B.King. Para o disco The and Now, de 1988, reúne as feras do Jazz: Herbie Hancock, Ron Carter, Tommy Flanagan e Marvin "Smitty" Smith. 
Em 1990, o disco On Time Out of Mind contou com a presença da cantora Phyllis Hyman no hit "Sacred Kind of Love". Dois anos depois radicalizou ao gravar o álbum Exit. Reinventou o clássico de Paul Desmond na canção "Take Five", como de sua autoria intitulando-se "Take Another Five",dividindo parceria ao lado dos Four Tops e Lalah Hathaway, mergulhando a fundo no RAP.
Para 1996, o disco Soulful Strut mesclou Hip-Hop, Acid Jazz e ritmos africanos. Até morrer em 17 de dezembro de 1999 continuou apresentando em seus shows hits de Jazz/Pop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário