Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Simon & Garfunkel: a dupla que deixou saudade

Simon e Garfunkel foi a dupla de Folk/Rock (espécie de música regional norte-americana) da década de 1960 que deixou muita saudade. Gravaram diversos álbuns e suas canções ficaram eternizadas em nossa memória. Quem não se lembra de "Mrs. Robinson"? E de "Bridge Over Troubled Water"? "El Condor Pasa"? Em 1981 conseguiram colocar 1 milhão de fãs durante apresentação no Central Park de Nova York.
A história desses dois amigos de infância começa no final da década de 1950, enquanto cresciam em Forest Hills, cidade de Nova York. É dessa época as primeiras músicas da dupla. Copiavam o estilo do grupo de rock Everly Brothers e chegaram a gravar o hit "Hey Schoolgirl". Foi um fracasso, mas Paul Simon continuou investindo na carreira de compositor adotando o pseudônimo de Jerry Landis.
Quando chega os fervorosos anos de 1960, Simon e Garfunkel já estavam influenciados pela Folk Music (rock rural, semelhante às músicas de Sá & Guarabira, Zé Geraldo, Renato Teixeira, Elomar entre outros no Brasil). 
Em 1965 o produtor de Bob Dylan, Tom Wilson resolveu apostar no talento de ambos. Gravaram "Sounds Of Silence" e o hit ficou bem colocado nas paradas no início de 1966. Os dois ficam animados e lançam as canções "I´m Rock", " Homeward Bound", "A Hazy Shade of Winter".
O estilo das letras melhorou e passaram a frequentar mais os estúdios. Procuravam fazer um som limpo, sem as distorções que alguns grupos de rock adotaram para chamar a atenção dos jovens e da crítica. Em termos musicais, Simon e Garfunkel eram a dupla de bons mocinhos, deixando de lado as batas indianas, diversos aneis nos dedos, faixas amarradas na cabeça ou inúmeros colares pendurados no pescoço, como faziam os concorrentes.
O  álbum Bookends (1968) refletiu a maturidade musical de ambos. É deste disco o sucesso "Mrs. Robinson". Depois a canção fez parte da trilha sonora do filme A Primeira Noite de Um Homem, onde o ator Dustin Hoffman  começou derramar seu talento.
Mas o peso do sucesso provocou enfraquecimento na dupla no final da década de 1960. Simon já não gostava mais da rotina de apresentar-se ao lado do amigo Art Garfunkel. Começaram a gravar separadamente. Era difícil assistir shows de ambos  em 1969.
O último álbum de estúdio foi Bridge Over Troubled Water, em 1970. Tremendo sucesso. Ficou nas paradas dez semanas seguidas. Os hits "Cecilia", "The Boxer", "El Condor Pasa" entraram no repertório de diversos fãs.
Depois não lançaram mais nenhum disco. Simon começou uma bem-sucedida carreira-solo, Art Garfunkel investiu dobrado no oficio de ator, conciliando com a música. Em 1975 gravaram o single "My Little Town" e passaram a fazer alguns shows juntos, porém sem resultar em disco. No início da década de 1980 excursionaram pelos Estados Unidos, como ocorreu neste primeiro semestre de 2011, quando o show realizado num festival em New Orleans, atraiu fãs de todo o mundo.

2 comentários: