Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

domingo, 16 de outubro de 2011

Jimmy Castor e seu saxofone melodioso

Jimmy Castor é um dos únicos cantores que resistiu bem a qualquer tipo de mudanças no R&B nos últimos 43 anos. Saxofonista, arranjador, percussionista e produtor, ele continua sendo grande músico. Ainda adolescente, Jimmy participou do grupo The Teenagers. Colega de escola de Frankie Lymon, no bairro do Harlem, Nova York, onde nasceu em 1947.
Não demorou para gravar o single "I Promise to Remember", que levaria os Teenagers ao topo das paradas de sucesso dos Estados Unidos no Verão de 1956. No ano seguinte veio a canção "This Girl of Mine". Após esse hit, o grupo se desfez.
Muito novo, aliou-se a Frankie Lymon e aprendeu diversas lições ao ver seu colega de escola e música descer rumo ao abismo nos 11 anos seguintes.
Por causa do grande talento, conseguiu trabalho como músico de estúdio, tocando saxofone tenor. Na primeira metade da década de 1960 grava alguns singles pela pequena My Brothers Records. Não demorou para a Smash, subsidiária da Mercury Records demonstrar interesse por seu estilo musical.
Descobriu que, em 1966, os porto-riquenhos tinham lançado canções com forte influência latina. Foi atrás e John Pruitt torna-se parceiro de produção de suas músicas. É dessa época os hits "Hey, Leroy, Your Mama´s Callin´You". A composição impressionou por causa do estilo de tocar contrabaixo, além do molho com piano, timbales, congas e um saxofone soprando de forma melancólica. Não demorou e as crianças estavam cantando a música nos campos de beisebol e  quadras de basquete.
O sucesso de Jimmy Castor o levou para RCA Victor Records, na década de 1970. Nessa época sua banda tinha Gerry Thomas no trompete e piano, Harry Jensen na guitarra, Lenny Fridle Jr´, nas congas; e Doug "Bubs"Gibson no contrabaixo. Todos macacos velhos na arte de tocar e fazer o público dançar.
Com esse time de feras, lança em 1972 o álbum It´s Just Begun e a faixa  "Trogiodyte (Cave Man)" explode nas paradas. Após diversos discos gravados, esse torna-se a obra-prima da sua carreira. It´s Just Begun ajuda o Funk explodir, de forma violenta, em todos os Estados Unidos. A introdução por meio de um diálogo tornaria amostra favorita do DJ e futuro rapper Afrika Bambataa.
Em 1974, Jimmy Castor estava na Atlantic Records. "Maggie", outra de suas melhores gravações, foi o seu primeiro single na nova casa. Nessa época ele deu sequência de cinco anos com canções no estilo R&B. "Bertha  Butt Boogie" estacionou entre as 16 mais das paradas.
Ao chegar 1977, auge da Disco Music, lança o hit "Don´t be a Robo Uln the Space Age", que serve para os dias de hoje, pois a letra diz que as pessoas não devem ser robôs. Isto numa época em que não existia Google, youtube, facebook, skype, internett, notebook e celular. Entre as 100 músicas das paradas, a canção fica em 28º. Antes, em 1976, regrava dos Spinners a balada "I Don´t Want to Lose You", cujo o solo de saxofone eternizou nos ouvidos de quem frequentava os bailes de black music no Rio de Janeiro e São Paulo.
A partir das décadas de 1980 e 1990, Jimmy Castor troca várias vezes de gravadora, porém mantendo o seu estilo garimpado desde os anos de 1950 e na quente década de 1960. Como se diz na gíria popular: agora amarrou o burro na sombra e pode viver de flash back.





Nenhum comentário:

Postar um comentário