Cassiano, ao lado de Tim Maia, é um dos pais da Soul Music no Brasil. Quem gosta de suas lindas músicas, logo percebe o tempero do Blues que Otis Redding incluía em seus hits. Atualmente desaparecido da mídia, na década de 1970 compôs verdadeiras pérolas. Do início dos anos 70, quem não se lembra de "Eu Amo Você" e "Primavera", ambas gravadas por Tim Maia? E "A Lua e Eu", parceria com Paulo Zdanowski, de 1975, que entrou na trilha sonora da novela O Grito, da Rede Globo? Também teve "Coleção", desse mesmo ano, na trilha sonora da novela das 19h, Locomotivas, mais tarde regravada por Ivete Sangalo. Até 1978, Cassiano podia cantar, mas a extração de um dos seus pulmões o obrigou a abandonar o microfone e se dedicar apenas a compor.
A carreira do paraibano Genival Cassiano dos Santos começou em 1962, quando aos 21 anos foi tocar violão no conjunto Bossa Trio. Até 1971, trabalhando neste grupo, Cassiano gravou diversos compactos simples (disco com uma música de cada lado) até finalizar com um LP (disco com 12 faixas) em 1971. Nesse álbum estão suas composições "Clarimunda" e "Não dá Pra Entender". Depois em carreira-solo gravou pela RCA Victor o álbum Imagem e Som, destacando-se as canções "Uma Lágrima", "Tenho Dito", "Ela Mandou Esperar" e "Primavera".
Dois anos depois lançou, pela Odeon, o disco Apresentamos o Nosso Cassiano", com diversas músicas de sua autoria, entre elas "Cedo ou Tarde", "Me Chame Atenção" e "Castiçal". Como guitarrista participou da gravação de diversos discos de Tim Maia e de outros cantores que valorizavam o Blues e Soul, caso de Carlos Dafé, Hyldon, Fábio entre outros.
Após parar de cantar, continuou compondo e teve músicas suas gravadas por Alcione ("Mister Samba") e Gilberto Gil ("Morena"). Nana Caymmi regravou "Primavera". E Claúdio Zolli, em 1988, colocou em seu a disco a canção "Não dá Pra Entender".
Em 1991 participou do songbook de Noel Rosa e lançou o disco Cedo ou Tarde, com as participações de Ed Motta, Djavan, Marisa Monte, Luiz Melodia, Sandra de Sá e Cláudio Zolli. Neste álbum estão regravações de sucessos antigos e canções nova, como "Know-How". No ano de 1999, outra composição sua, "Férias" em parceria com Índio, batizou o disco de Cláudio Zolli, lançado pela gravadora Trama. Em 2001, para comemorar o centenário da RCA Victor, foi relançado em CD parte de seu acervo, onde estão incluídos os álbuns Imagem e Som e Cuban Soul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário