Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bar-Kays: a banda que ressurgiu das cinzas

A banda Bar-Kays surgiu em 1966, como parte do grupo de músicos de estúdio da Stax Records, a lendária gravadora de Memphis, Sul dos Estados Unidos. O nome é uma brincadeira com a bebida Bacardi. Um ano depois, a maioria dos músicos originais, fundadores do conjunto, morreu num acidente aéreo junto com a grande promessa do rock, Otis Redding; restando apenas Dodson Larry e Alexander James.
A Bar-Kays fora selecionada para ser a banda de apoio de Redding, quando o avião em que viajavam caiu num lago, no Estado de Wisconsin. Entre os mortos estava o talentoso baterista Carl Cunninghan, que fazia proezas tanto no estúdio quanto em apresentações ao vivo.
Para a nova formação, entraram o guitarrista Michael Toles, no lugar de Jimmy King; o tecladista Ronnie Gordon, substituindo Ronnie Caldwell; o saxofonista Harvey Henderson, na vaga de Phalon Jones e os bateristas Roy Cunninghan e Willie Hall. O trompetista Ben Cauley, sobrevivente do acidente de avião, permaneceu no grupo.
A mesma pegada da Bar-Kays antiga se manteve, mas o sucesso demorou a chegar, provocando a saída de Cunninghan e Gordon. A história mudou com a chegada de Wiston Stewart, nos teclados, e do vocalista Larry Dobson. Em 1971 gravaram o álbum Black Rock, onde mesclaram o Rock e o Funk da banda Sly and The Family Stone (inspiradores da Earth, Wind & Fire). No ano seguinte, a Stax Records promoveu uma série de concertos e a Bar-Kays foi a grande sensação. Logo emplacaram o hit "Copy-Cat" (http://youtu.be/zmjl7S-A9Wg).
Depois veio "Soul Finger" (http://youtu.be/Z29WgdGmgwI), onde a metaleira da banda revela os motivos de Otis Redding tê-la escolhido como banda de apoio. Mas o som do grupo ainda não era comercial, como o mercado exigia. Tudo mudou com a entrada do guitarrista Lloyd Smith, o baterista Michael Beard e o trombonista Frank Thompson.
Passam a compor suas próprias músicas e usam mais sintetizadores. Com a falência da Stax Records, eles vão para a Mercury Records, em 1975. O ano de 1976 marca o sucesso do álbum Too Hot To Stop, e a canção "Shake Your Rump to The Funk"(http://youtu.be/jkImd5xZa_g) explode nos bailes. Nessa época, a banda cria sua própria marca de Funk Music, escorada em cima de forte naipe de metais, solos de guitarra e excelente vocal.
Em 1977 ganham o primeiro disco de ouro, com o hit " Flying High on Your Love" (http://youtu.be/cId2Ky3nKHM). A balada, de linda introdução de metais, vira trilha sonora de vários bailes. O balanço dessa música repercutiu no som que Tim Maia fazia na década de 1970. Ou seja: Soul Music pura. O ano de 1979 trouxe outro sucesso: " Move Your Body Boogie" (http://youtu.be/I5QdJ7eaN0k), Funk para incendiar as pistas de dança de todo o mundo. No início da década de 1980, a balada " Running in And Out of My Life" (http://youtu.be/tc4_gws4wl8) entrou nas vidas de diversos casais de namorados. Em 1982 lançaram outra nitroglicerina: "
Do It (Let Me See You Shake)" (http://youtu.be/UCuPK--DuJ8). Ao longo dos anos de 1980, a Bar-Kays lançou vários discos com influência da Disco Music. Em 1987, um ataque cardíaco matou o produtor Allen Jones que acompanhava o grupo desde a primeira formação na década de 1960.
Superaram o trauma e continuaram trabalhando nos anos de 1990. Em 2007 lançaram coletânea de seus maiores sucessos e provaram porque ainda são uma grande banda de Funk Music. Em 40 anos de carreira, gravaram 27 álbuns, ganharam 5 discos de ouro e um de platina.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário