Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O som dançante de Cheryl Lynn

O talento de Cheryl Lynn para cantar é herança de sua mãe, Opal Smith, ministra de louvor de uma igreja evangélica em Los Angeles. Desde a infância, a menina já fazia parte do grupo de cantores. Depois passou a participar do coral, junto com os adultos.
Logo perdeu a timidez e na década de 1970, já adolescente, participou do programa de televisão Show The Gong. Logo um empresário da Columbia Records a contratou. Em 1978, aos 21 anos, lançou seu primeiro álbum, produzido por David Toto e Ray Parker Jr. O hit "Got To Be Real"(http://youtu.be/EoXvDleWJ5U), Funk com batida de Disco Music fez sucesso em diversos países, inclusive no Brasil, onde ela apresentou-se no ginásio do Palmeiras.
Entre as 100 mais da Billboard, a canção ocupou o 12º lugar, além de vender milhões de cópias. Em 1979, lançou o álbum In Love. Destacaram-se as faixas "I´ve Got Faith in You" (http://youtu.be/I7ZcEZwpEic), na mesma pegada de Funk misturada à Disco Music, e "Keep It Hot" (http://youtu.be/64qnmUVWVrY), outro hit composto para dançar. Porém, o disco não vendeu bastante e sob pressão da gravadora teve de pensar no próximo lançamento. Em 1981, ao lado de Ray Parker Jr., gravou In The Night. Voltou à esteira do sucesso com o hit " Shake It Up Tonight" (http://youtu.be/TETznfG-O-s), pegando os últimos suspiros da Disco Music. O talento de Ray Parker Jr., centrou fogo numa Soul Music cheia de balanço.
No ano seguinte repetiu a dose com "Sleep Walkin" (http://youtu.be/vDMJI8VDYBw). Desta vez, a produção esteve nas mãos de Luther Vandross. Os vocais lembram o estilo das Emotions, além da batida inconfundível da Soul Music, além de sintetizadores despejando o restante do molho. Outro destaque é o dueto de Cheryl Lynn e Luther Vandross na faixa " If This World Were Mine" (http://youtu.be/MaENjtzt9b4). Gravada na década de 1960 por Marvin Gaye, ganhou outra roupagem e visitou outra vez as paradas de sucesso.
Em 1986, assinou contrato com a EMI/Manhattan. Ali ficou pouco tempo. No ano seguinte lançou o álbum Start Over. Em 1988 foi para a Virgin Records. A balada "Whatever It Takes"(http://youtu.be/Gy1Dfx0695E) destacou-se, que nos bailes ganhou o título de Sharm Dance, quando na verdade é um R&B (blues de rua). Em 1990 lançou o CD Good Time, no Japão.
A partir do ano 2000, lançou diversos remakes de seus maiores sucessos. Prossegue em atividade.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário