Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Maria McKee: a guitarra "selvagem" da Lone Justice

McKee escreveu o primeiro hit aos 19 anos

 Maria Mckee, atualmente com 49 anos, é outra grande cantora e compositora norte-americana. É mais conhecida por seu trabalho com Lone Justice em seu disco solo Show Me Heaven, que chegou ao top das paradas do Reino Unido em 1990. Fundadora da banda de rock Lone Justice, em 1982, gravou com ela dois álbuns. A pegada de qualidade da rapaziada os fez abrir shows para U2.

 Desde a juventude que Maria McKee carregava o DNA artístico nas veias. Aos 19 anos escreveu o hit “ A Good Heart”, que tempos depois regravou diversas vezes. Feargal Sharkey iria colocar em seu disco outra canção dela: “ To Miss Someone”. Essa composição iria entrar no álbum solo McKee e também no terceiro Songs From The Mardi Gras.

 Em 1987 ela virou destaque no vídeo de Robbie Robertson “Somewhere Down The Rio Crazy”, dirigido por Martin Scorsese. McKee fez backing vocal nesse disco. Dois anos depois lançou o primeiro trabalho solo, destacando a faixa “Show Me Heaven”. O hit estourou nas paradas do Reino Unido, durante um mês em primeiro lugar.

  A partir dai não parou mais, gravando em seguida cinco discos de estúdio e dois ao vivo. O álbum The Sweet of Life trouxe solos de guitarra de Mckee, classificados pela crítica como selvagens.  Mais tarde gravou mais três por meio de sua gravadora, a Viewfinder, com distribuição feita pela Cooking Vinyl. Em 1995, Bette Midler colocou em seu disco as faixas compostas por McKee: “To Deserve You” e “The Last Time”.

  Irmã mais nova do guitarrista Bryan MacLean, com quem tocou na adolescência. McKee reconhece que ele foi seu inspirador. Após sua morte em 1998, acabou escrevendo peça musical baseado na experiência de vida de ambos. É casada com o baixista Jim Akin, com quem co-produziu seus discos solos desde High Dive em 2003.



Nenhum comentário:

Postar um comentário