Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Larry Williams: a cópia defeituosa de Little Richard

Larry Williams teve canções regravadas por Rolling Stones, Beatles e John Lennon

  Eugene Lawrence “Larry” Williams, cantor de Rhythm and Blues e Rock & Roll, também foi outro artista que viveu pouco, morrendo aos 45 anos em 1980. Cantor, compositor, produtor e pianista, nascido em New Orleans, Lousiana, é conhecido por escrever e gravar clássicos do Rock entre 1957 e 1959, como “Moronie Bony”, “Short Fat Fannie”, “ Dance High School”, “Slow Down”, “Dizzy Miss Lizzy”, “Bad Boy” e “She Said Yeah”. John Lennon era seu fã declarado, regravando várias de suas canções ao longo da carreira.
 O problema de Larry Williams é que misturava sua vida de sucesso com alto consumo de drogas e violência.  Muito inteligente, aprendeu a tocar piano quando criança. Na adolescência foi morar em Oakland, Califórnia. Ali se juntou a um grupo de R&B, Lemon Drops. Em 1954 voltou para New Orleans e passou a trabalhar de manobrista de Lloyd Price e a tocar com Roy Brown e Percy Mayfield.

  No ano seguinte conheceu Little Richard, quando gravava um disco em New Orleans.  Em 1957 Richard abandonou o Rock e Williams foi preparado pela Blackwell Records para cobrir sua saída, usando o mesmo estilo, gritando nos vocais. Conseguiu fazer muito sucesso. O destaque ficou para os hits “Short Fat Fannie”, quinto lugar na parada Billboard, além de “Moronie Bony” e “You Bug Me Baby”. “Short Fat Fannie” e “ Moronie  Bony”  venderam mais de 1 milhão de cópias, ganhando Discos de Ouro.

 As maluquices de Williams contribuíram para que suas músicas fossem regravadas por Beatles (“Bad Boy”, “Slow Down” e “Dizzy Miss Lizzy”), Rolling Stones (“She Said Yeah”, e John Lennon (“Moronie Bony” e “Dizzy Miss Lizzy”)). Após 1957 Williams não fez mais grandes sucessos. Gravou uma série de canções entre 1958 e 1959, incluindo “Heebie Jeebies”, mas sem estourar nas paradas.

  Para complicar a vida, foi condenado em 1960 por posse de drogas, puxando três anos de cadeia. Após sair da prisão montou uma banda de Soul Funky, incluindo o guitarrista Johnny “Guitar” Watson. Produziu dois discos de Little Richard, em 1966 e 1967, após seu retorno ao Rock & Roll, pela Okeh Records. Pela primeira vez em 10 anos voltou à parada Billboard, com o hit “Poor Dog”.

  Na década de 1970 fez alguns trabalhos na área da Disco Music, sem deixar de lado o estilo de vida criminoso. Cada vez mais abusava das drogas e da violência. Em 1977 ameaçou de morte, com uma arma, seu amigo de vários anos, Little Richard, por causa de dívidas na compra de cocaína e heroína. Richard havia adquirido os tóxicos de Williams e não apareceu para pagar. Enquanto Richard foi bater de novo na porta do cristianismo, Williams mergulhou no submundo do crime, sendo encontrado morto com um tiro na cabeça em seu apartamento em Los Angeles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário