Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Jesse Johnson: a cópia de Prince

Johnson herdou até o estilo de vestir de Prince
Jesse Johnson é famoso por ter tocado na formação original da banda The 7even original. Nascido em 1960, em Illinois, mudou-se com nove anos de idade para St.Louis e ali foi criado por pais adotivos, após a separação dos pais biológicos. Aos 16 retornou para Rock Island (Illinois). Com 15 anos começou a tocar guitarra, aprimorando a técnica em bandas de rock locais, Treacherous Funk, Pilot e Dealer, até o começo dos 20 anos.

 Por conselho de um amigo foi para Minneapolis, em 1981, onde conheceu Morris Day. Não demorou para  tornar-se guitarrista do grupo de Funk/Rock da cidade em tempo integral.  Embora Prince tenha gravado os dois primeiros álbuns da  The Time com Morris Day , Johnson contribuiu para o projeto 6 Vanity com o hit “ Bite The Beat”, em parceria com Prince.

 No terceiro disco da  The Time, Ice Cream Castle, Johnson teve parte nas canções “The Bird” e “Jungle Love”, a mais destaca do álbum, ajudadas pela popularidade do filme Purple Rain.

 Porém no auge da popularidade da Time Band após o Purple Rain, Johnson saiu do grupo e assinou contrato com a A&M Records em 1984, lançando o disco Revue de Jesse Johnson. O disco teve ajuda de dois ex-membros da The Time nos estúdios: o tecladista Mark Cardenas e o baixista Jerry Huddard.
  Três músicas foram lançadas do disco: “Be Your Man”, "Can You Help Me" e “I Want My Girl”. 

Depois o Funk das ruas Free World. O disco Shockadelica tem o hit “Crazay”, dueto com Sly Stone. No decorrer da década de 1980 e começo da de 1990, Johnson destacou-se na trilha sonora do filme The Breakfast Club, com a canção “Heart Too Hot To Hold”, num dueto com Stephanie Spruil.

  Ele também produziu diversos artistas, como Tamara, After7, Paula Abdul, Krash, Kool Skool, Janet Jackson, Debbie Allen, Cheryl Lynn e Les Rita Mitsouko. Em 1990 Johnson deu uma pala no disco Pandemonium, tocando guitarra hard rock pesado em várias faixas. Seis anos depois lançou outro álbum Bare My Naked Soul para Dinosaur Records. O disco era uma coletânea de seus outros trabalhos repletos de Funk Music na década de 1980, próximo do Blues e Hard Rock.


  No ano 2000 colocou nas ruas a coletânea Ultimate Collection, incluindo versões de 12 faixas e uma canção inédita, “Vibe”. Depois de 14 anos longe do Show Biz, ele lançou em 2009 o CD Verbal Penetration em dois volumes. Em 2012 trabalhou como guitarrista na série de Blues In Performance at The White House: Red, White and Blues. Neste time estavam talentos como Booker T. Jones, Bobby Ross Avila, Narada Michael Walden, Ernie Fields Jr., Freddie Hendrix e Fred Wesley.  Também teve performances de BB King, Buddy Guy, Mick Jagger, Jeff Beck, Warren Haynes, Derek Trucks, Susan Tedeschi, Keb Mo, Trombone Shorty e Gary Clark Jr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário