Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Culture: o Reggae de raiz da Jamaica


Fundada em 1976, a banda de reggae Culture antes era conhecida como African Disciples, composta por Joseph Hill (vocal), Albert Walker (backing vocal) e Kenneth Dave (backing vocals). Pouco tempo depois de criarem a Culture, começaram a tocar com o grupo Mighty Two, que consistia no produtor Joe Gibbs e o engenheiro Errol Thompson. Enquanto Gibbs ficava no estúdio, a rapaziada gravava uma série de hits, muitos dos quais entraram no disco Two Sevens Clash.

  Após o sucesso com Gibbs, a banda passou a lançar diversos discos com a produtora Sonia Pottinger. Também começaram a trabalhar com alguns dos principais músicos da época, incluindo Robbie Shakeaspeare, Sly Dunbar, Ansel Collins, Cedric Brooks. Logo a Virgin Records pegou os álbuns e colocou mais pimenta na distribuição com Culture Band tornando-se conhecida fora da Jamaica.

  São considerados como um dos grupos mais autênticos do Reggae tradicional, inclusive obtendo boa crítica da revista musical Rolling Stones. Porém, em 1982 os três artistas do conjunto seguiram por seus próprios caminhos. Hill gravou o álbum Lion Rock, lançado nos Estados Unidos pela Heartbeat Records. Walker e Daves gravaram várias canções para o disco Roots & Culture.

  Quatro anos depois, a formação original retornou para lançar dois excelentes álbuns: Culture in Culture e Culture at Work. Ambos os discos provocou muita agitação na banda, incluindo álbuns anuais e várias turnês. Nos Estados Unidos, a Shanachie Records liberou diversos novos e antigos discos até 1992. Em 2006 Joseh Hill, considerado o mentor da banda morreu durante turnê na Alemanha. Seu filho, Kenyatta Hill assumiu o posto de vocalista.       


Nenhum comentário:

Postar um comentário