Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sammy Ward: cantor de Soul Music que estourou na Grã Bretanha

Ward foi o primeiro cantor da Motown Records a gravar em dueto naquela empresa

Sammy Ward foi outro grande cantor de Blues da Motown Records, onde explodiu com o R&B “Who's The Fool", autoria de Smokey Robinson e produzida por Berry Gordy,  em 1961. Antes de se mudar para Detroit, cresceu cantando em clubes e bares de Birmingham, Alabama, no começo da década de 1950.

 Ao chegar à Motown, foi o primeiro artista da casa a gravar dueto com Sherri Taylor, “"Lover" / "That's Why I Love You So Much". Logo foi para Tamla Records, do mesmo grupo da Motown, gravando o hit "That Child Is Really Wild", escrita por Gordy e Robinson. Do lado B do disco, soltou a canção “What Maker You Love Him”, que Robinson trocou por “Who´s The Fool”.

 Ward lançou outros singles, como “Big Joe Moe”, de William “Mickey” Stevenson e Brian Holland, e “Someday Pretty Baby", que trouxe Stevie Wonder tocando gaita, ambos em 1962. Mas os fracassos comerciais o retiraram da gravadora de Barry Gordy.


 O jeito foi cantar em outro lugar, com Ward entrando na Groove City Label. No final da década de 1980 acabou descoberto pelos britânicos, amantes da Soul Music. O produtor Ian Levine gravou vários hits de Ward pela Motorcity Records, alguns da década de 1960. Ele apareceu em festivais de Soul na Grã Bretanha. No começo dos anos de 1990 morreu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário