Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Rory Block: A estrela do Blues de Greenwich Village

Block começou a gostar de Blues na adolescência

 Foi em 6 de novembro de 1949, no bairro de Greenwich Village, Nova York, que o Blues estava ganhando mais uma grande guerreira. Rory Block, cantora e guitarrista cresceu num ambiente musical. Seu pai tocava violino clássico. Aos dez anos ela se interessou por guitarra, para depois se envolver no clima artístico reinante em Greenwich.

 Na adolescência ouviu pela primeira vez Blues e passou a tocar com artistas do naipe de Ver. Gary Davis e Mississippi John Hurt. O encontro com Stefan Grossman aos 13 anos aumentou o interesse por essa música. Porém, Rory fez uma pausa de dez para criar sua família, só retornando em 1975, aos 26 anos, gravando um álbum para a RCA Victor Records.

 Em seguida lançou outro disco de estúdio para o pequeno selo Blue Goosse e outros dois decepcionantes pela Chrysalis Records. Até 2008, quando saiu Country Blues Guitar Rare Arquival Recording, Rory já soltou na Praça 29 discos.

 O primeiro lançamento dela para a Rounder Records, em 1982, teve a co-produção de John Sebastian. Rory prosseguiu na mesma linha de gravação e execução de Blues tradicional e Blues Country. A canção “I Got A Rock In My Sock” chamou a atenção de experts no assunto como Taj Mahal e David Bromberg.

 Com a morte de seu filho mais velho, aos 19 anos, em 1986, Rory soltou um álbum tributo, House of Hearts, com dez faixas. Em 1996 lançou outro disco mais comercial, incluindo participações de Mary Chapin Carpenter e o guitarrista David Lindley. Mesmo bem produzido, manteve a veia do Blues tradicional.

 Rory jogou por terra a máxima de que uma mulher branca não poderia ser autêntica cantando e tocando Blues. Ganhou diversos prêmios no final da década de 1990, incluindo o de Melhor Álbum Tradicional (Confessions Of A Blue Singer). Repetiu a dose em 1997 e 1998, como Melhor Artista Feminina Tradicional de Blues.

 Neste século 21, ao lado do filho Jordan Block, assinou contrato com Telarc Records, onde lançou o CD Last Fair Deal, em 2003, considerado um dos melhores de sua carreira. No ano seguinte uniu forças com Eric Bibb e Maria Muldaur para soltar o disco Brothers & Sisters. Rory Block é uma das blueswomam que trabalha duro para manter a essência do Blues tradicional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário