Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Marcia Ball: A rosa branca da Black Music


Marcia Ball começou estudar música na infância

Marcia Ball nasceu em uma família musical, na cidade de Orange, Texas. Durante a infância teve aulas de piano, até chegar aos 14 anos em 1963. Os anos de amadurecimento artístico foram vividos na Louisiana, dividindo o tempo com aulas na Lousiana State University, onde tocava numa banda de Blues/Rock, conhecida como Gum.

 Desde aquela época tinha interesse pelos estilos de Fat Domino (autor do primeiro rock gravado no mundo em 1948) e Teacher Longhair. Depois se mudou para Austin, no começo da década de 1970 e ali uniu forças com o grupo Freda and The Firedogs, junto com o guitarrista John X. Reed.

 Quatro anos depois seguiu carreira solo. Seus discos combinavam R&B, Blues e Swing.  Antes, em 1978, lançou Circuit Queen (Capitol Records), em 1984 soltou Soulful Dress (Rounder Records), em 1985 veio com Hot Tamale Baby (Rounder Records), em 1989 soltou Gatorhythms (Rounder Records). É autora da faixa título do álbum Dreams Come True, projeto iniciado em 1985, que demorou cinco anos para ficar pronto, contando com a ajuda do produtor Dr. John. As inúmeras turnês atrapalhavam a conclusão do trabalho, até a Blues House soltar o disco em 1994.

 O álbum Blues House veio no ano de 1994, pela Rounder Records, em 1997 lançou Let Me Play With Poodle (Rounder Records). Em 1998 gravou Sing It! (Rounder Records) junto com Tracy Nelson e Irma Thomas. O ano de 2001 marcou a chegada de Presumed Innocent (Alligator Records), em 2003 soltou So Many Rivers, repetiu a dose em 2004 com Live at Waterloo Records, em 2005 com Live! Down The Road (MunckMusic/Munck). Em 2008 gravou o disco Peace, Love e BBQ (Alligator Records). Seu último CD saiu em 2011, Roadside Attractions (Alligators Records), indicado ao Grammy daquele ano.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário