Postagem em destaque

#BMW - Ótimos produtores garantem grandes #sucessos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Jimmy Hughes: cantor que trocou a música por uma usina nuclear

O descaso das gravadoras levou Hughes a abandonar a carreira artística

Jimmy Hughes, antes da fama canta música gospel, até entrar nos estúdios Fame, do produtor Rick Hall, conhecido como a Meca do R&B. Ali gravou a balada “Steal Away”, em 1964. Sua carreira decolou. Usou muito o estilo de interpretar canções chorando, perfeito para baladas de Soul Music. Nesta praia lançou o hit “Why Not Tonight” em 1967, embora a canção "Neighbor, Neighbor" tenha explodido nas paradas.

 Após conhecer os caminhos das pedras, deu um pontapé em Hall e gravou um disco para a Volt Records. O estilo de cantar chorando é de família. Ele é primo de Percy Sledje. Começou a carreira em quarteto gospel (grande escola de canto  da maioria dos intérpretes dos Estados Unidos), The Singing Clouds, enquanto fazia o Ensino Médio. É nessa época que conhece Hall dos Estúdios Fame.

 Até hoje, muitos críticos afirmam que “Steal Away” serviu de escola para cantores como Johnnie Taylor e Al Green, mas também para definir a importância da Muscle Shoals no mercado do Show Biz dos Estados Unidos. Antes de ele se afastar de Hall, a canção estourou em todo Sul do país, num contrato de distribuição nacional com a Vee-Jay Records por meio da Fame.

 Nessa época fez turnês ao lado de Sam Cooke, Jackie Wilson, Bobby Womack entre outros. Antes de sair de cena na década de 1970, viu o primo Percy estourar em todo o mundo com o hit “When a Man Loves a Woman”. Tentou fazer acordo com a Atlantic Records para que seu selo fosse por ela distribuído. Conseguiu colocar nas paradas os hits “I Worship The Ground You Walk On”, “Why Not Tonight”, “It Ain´t What You Got”.

 Mas a atenção da América para os Beatles e The Four Season o prejudicou. Em 1968 foi para a Stax Records, com seus discos saindo pela subsidiária Volt Records. Ali soltou “I Like Everything About You”, que ficou entre 20 mais da Billboard parada R&B.


 Mas sua estrela começou a perder a luminosidade. Na época, a Stax após perder seu grande astro Otis Redding, passou por grande reestruturação, nova gestão e chegada de outros artistas. Gravou o álbum Something Special em 1969, mas fracassou por falta de promoção. Cansado das turnês e de ficar longe da família, conseguiu um trabalho numa usina nuclear no vale do Rio Tennessee e passou a cantar numa igreja local. Abandonou o Show Biz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário