Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Skyy: outra banda que sacudiu as pistas de dança


Luís Alberto Alves-Hourpress

O final da década de 1970 teve o embalo da banda Skyy que jogava nas pistas R&B, Funk e Disco Music. De Nova York, muita gente lembra do hit “Call Me” (1981), “Star of a Romance” e “ Real Love”, ambos de 1989. Tudo começou em 1973 no bairro do Brooklin quando as irmãs Denise, Delores e Bonne Dunning conheceram o músico Salomão Roberts Jr. Não demorou para produtor e tecladista da banda Brass Construction, Randy Muller e arranjador da BT Express, colaborar com essa ideia.
   Três anos depois, o grupo se estabeleceu com as meninas no vocal, Roberts, também no vocal, Aníbal “Booche” Sierra (teclados), Larry Greenberg (teclados), Gerald Lebon (baixo) e Tommy McConnell (bateria).  Até o final da década de 1970 eles tinham contrato com a Salsoul Records (ela saiu do mercado em 1985).
  Nessa época fizeram sucesso com “Heres to You” e “ Skyzoo”, “First Time Around”, “High”. O êxito nas pistas de dança resultou no álbum Skyyline, destacando as canções “Let´s Celebrate” e “When You Touch Me” e a superadrenalina “Call Me”, rendendo, em 1981, à banda o top 40 hit nas paradas dos Estados Unidos, alcançando a posição 26.
   Para não perder a força da onda, a banda permaneceu na Salsoul, lançando em 1984 o álbum Inner City, cujo  único destaque foi a canção “Dancin´To Be Dancin´”. Novamente emplacaram vários hits nas paradas de R&B. Antes no começo dos anos de 1980 assinaram com a Capitol Records, lançando o disco From The Left Side. Apesar do sucesso da canção “Givin ´It”, eles não gostaram daquela casa. Fizeram turnês na Europa, Japão e África, além de percorrer diversas cidades dos Estados Unidos.
   Em 1989 entraram na Atlantic Records e gravaram um disco bem-sucedido: Start of a Romance. É desse álbum o hit “Real Love”. Ele estourou na Billboard Hot 100 no início da década de 1990. A segunda canção “Love All The Way” também quebrou o top R&B 50.  Depois colocaram no mercado, em 1992, o disco Nearer to You, com os hits “Up and Over” e “Nearer to You” chamando a atenção do público. Desde então, por opção própria, não gravaram nenhum CD inédito.
    Nos anos 2000, as vocalistas Denise, Dolores e Bonne Dunning continuaram a fazer show com a banda, apresentando a mesma linha de baixo nas canções com levadas de Funk Music e riffs de guitarras característico do grupo na década de 1970. Usam nos shows remixes atualizados das gravações originais. Quem curtiu o som da Skyy, é boa oportunidade de rever e sentir o balanço da banda que sacudiu muitos bailes no auge da Disco Music. Mesmo após 32 anos, o hit “Call Me” (1981) continua sendo a marca registrada do grupo nas apresentações ao vivo.

“Call Me”
“Star of a Romance”
“ Real Love”, 
“Let´s Celebrate"
“When You Touch Me”, a balada que engatou muito casamento















Nenhum comentário:

Postar um comentário