Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Roy Hargrove: a beleza do trompete no Jazz



 Quando se fala de trompete, nunca se pode esquecer-se de Roy Hargrove Anthony, especialista em Jazz.  Aos 44 anos já ganhou dois Grammy (1998 e 2002), além de tocar com estrelas do porte de Winton Marsalis e Herbie Hancock. Hargrove também é maestro da banda Fator RH. Ela combina Jazz, Funk, Hip-Hop, Soul e Gospel.  Apesar de nascido no Texas (que nos Estados Unidos é como se fosse o estado da Paraíba), logo cedo os pais descobriram que o menino tinha talento.
   Aprendeu a tocar instrumento de sopro logo cedo e foi descoberto quando Wynton Marsalis visitou sua escola, a Dallas´s Booker T.Washington High School.  A paixão pelo saxofone nasceu por causa do músico David “Fathead” Newman, que trabalhou com Ray Charles. De 1988 a 1989 estudou no Berklee College of Music de Boston. Seu primeiro batismo de fogo foi com o saxofonista Bobby Watson. Depois participou de gravação com as feras Mulgrew Miller e Kenny Washington. Em 1990 lançou seu primeiro álbum, Diamond in The Rough.
   Em 1993 entrou na Orquestra de Jazz do Lincoln Center. No ano seguinte mudou-se para a Verve Records e gravou com os principais músicos de Jazz, que incluía Joe Henderson, Stanley Turrentine, Johnny Griffin, Redman Josué e Branford Marsalis. Em 1995 lançou o CD Family, no formato de trio ele gravou Mood Parker, com o baixista Christian McBride e o pianista Stephen Scott.
  O ano de 1998 marcou a conquista do primeiro Grammy com o CD Habana. O segundo troféu veio em 2002 com o álbum Get Music, que contou com as participações de Herbie Hancock e Michael Brecker. Dois anos antes, Hargrove fez muito sucesso quando lançou um hit mesclando Jazz com muito Groove e Funk, gravado pelo cantor de Neo- Soul D´Angelo.  Com nome feito, ele continua em turnê e participando de diversos festivais ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário