Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Jimmy Ruffin: cantor que pegou nascimento da Motown Records

O irmão de Ruffin era vocalista do grupo Temptations

   Conhecido no show-biz como o irmão mais velho do ex-líder dos Temptations, David Ruffin, Jimmy teve um período de sucesso com três hits produzidos pela Motown Records no final da década de 1960.  Nascido em Collinsville, Mississippi, aos 21 anos mudou-se para Detroit no início dos anos de 1960. Pegou o nascimento da Motown e fez uma série de gravações de péssima qualidade. Cinco anos mais tarde conseguiu experimentar o gosto doce do sucesso com o hit “What Happens With a Broken Heart”, tornando-se uma das canções mais solicitadas do catálogo da Motown.
   Na infância, Jimmy e David cantava num coral Gospel da igreja onde o pai de ambos era ministro. A música “What Happen With a Broken Heart” foi escrita, em 1966, para a banda The Spinners, mas ele entrou no circuito dizendo que na sua voz a canção iria estourar. Oito anos depois o hit continuou na cabeça do público britânico, solidificando o nome de Ruffin na Europa.
  Na década de 1960, ele continuou firme ao explodir com “East Side West Side”, lançado apenas na Austrália, por causa de uma discussão com o presidente e fundador da Motown, Berry Gordy. Porém, os hits “I´ve Been Here Before” e “I´ll Give You All The Love I Have” chegou às paradas norte-americanas no final de 1966 e início de 1967. O curioso é que os dois singles foram gravados pelos Temptations, na voz de seu irmão David.
   Os anos de 1970 marcaram as carreiras individuais de Jimmy e David, que já se encontrava afastado dos Temptations. Lançaram o disco Am My Brother´s Kepper. Álbum modesto, mas bem-sucedido, incluindo o cover de Bem E.King, “Stand By Me” e “Your Love Worth Waiting For”. Foi o último sucesso de Jimmy na Motown. Depois tentou a sorte na Polydor antes de voltar ao top em 1980, com o hit “Hold On To My Love”, arrancando elogios do compositor e produtor Robin Gibb, dos Bee Gees.
  Até o final da década de 1980 e começo da de 1990, Jimmy morou na Grã-Bretanha, onde inclusive apresentou um programa de rádio de prevenção contra as drogas. A causa era nobre, pois seu irmão acabou vítima de overdose. Antes precisou se livrar da enrascada de uma fã morrer estrangulada e na sua bolsa a polícia britânica encontrar uma tolha jogada por Jimmy aos fãs num show em Manchester. Morando em Las Vegas, Jimmy tem composto várias canções e pretende lançar um CD em maio de 2013, quando faz 74 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário