Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Rare Earth: uma das bandas que mais trocou de músicos


Em 53 anos de caminhada da banda Rare Earth, Gil Pontes (flauta, sax e vocais) é o único membro original do grupo que foi o primeiro grupo de brancos a gravar Rocka na Motown Records. Nasceram em 1960 como The Sunliners e em 1968 mudaram para Rare Earth. Antes deles, quebraram essa barreira na Motown (famosa só por ter artistas negros no seu cast) a banda The Rustix, mas sem nenhum hit marcante nas paradas.


Os primeiros membros da banda de Rock Rare Earth foram Gil Pontes (sax, flauta e vocais), Peter Hoorelbeke  (vocais e bateria), John Parrish  ( guitarra, baixo, trombone e vocal), Rod Richards (guitarra e vocal) e Kenny James (teclados). Por causa das inúmeras substituições, Pontes é o único a permanecer no conjunto desde o ínicio.

Em 1969, a Rare Earth emplacou um hit como trilha sonora num filme estrelado por David Janssen e Kim Darby. Mas ele acabou cancelado e as canções entraram no álbum Ecology de 1970. Até 1971, eles estouraram nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, inclusive com a canção "Get Ready". Este disco vendeu 1 milhão de cópias e ganhou Disco de Ouro.

A primeira baixa da banda ocorreu em 1971, com Richards e James saindo por causa de divergências. Entraram  Ray Monette (guitarra) e Mark Olson (teclados e vocais). Nesse ano chegaram às paradas com o hit "I Just Want to Celebrate" e "Hey Brother Big". Depois sumiram da estrada do sucesso, mas continuaram a gravar até a década de 1990.

Em 1973 o disco Ma, escrito e produzido por Norman Whitfield, foi considerado um dos melhores álbuns da banda, com a versão "Hum Along and Dance". No ano seguinte participaram do California Jam, realizado em Ontário, com mais de 250 mil pessoas. A banda dividiu o palco com feras do Rock como Black Sabbath, Emerson Lake & Palmers, Deep Purple, Earth Wind & Fire, Seals & Crofts, Black Oak Arkansas e Eagles. Por causa da transmissão da ABC Television, a Rare Earth atingiu um público maior.

Após essa maratona, Hoorelbeke brigou por causa de grana. Ele saiu junto com Mike Urso e Baird e formaram uma banda dissidente: HUB, com as iniciais de seus sobrenomes. Gravaram dois discos pela Capitol Records, mas chegaram ao fim após Baird morrer num acidente de barco. A Rare Earth original continuou e lançou o álbum Back to Earth em 1975. 

Após esse disco a banda passou por grande número de substituições, que mais parecia movimento de final de semana em bordel de beira de estrada. O executivo Barney Ales tentou unir a banda em 1976 trazendo Peter Hoorelbeke e gravar um novo álbum. Porém Monette e Olson decidiram juntar-se ao guitarrista Dan Ferguson e ao tecladista Ron Fransen, e sob a batuta de James Carmichael (famoso por produzir os maiores sucessos dos Commodores e Lionel Richie na década de 1970), gravaram outro disco. Lançado em 1977, não estouraram nas paradas. Dai para frente a Rare Earth bateu recordes como o grupo que mais trocou de membros, entrando e saindo de gravadoras. Atualmente fazem shows repletos de hits do passado, quando eram um grupo unido. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário